“Os criativos do TikTok” foi uma das listas que a Forbes Portugal lançou em 2023. Como não há TikTok sem livros – basta perguntar a autoras como Colleen Hoover ou Sarah J. Maas – reunimos quatro das cinco criadoras que integram a categoria ‘Livros’ da lista para elegeram os melhores livros do ano.
Maria João Faria (mjreads__)
O melhor livro que li em 2023 foi a continuação de “Beartown”, que por acaso foi o melhor livro que li em 2022. O segundo livro chama-se “Nós contra os outros”, de Frederik Backman. A verdade é que já estava à espera de adorar o livro porque a escrita do Frederik é simplesmente incrível, mas com este livro conseguiu mesmo fazer com que eu não o quisesse largar. Tem 471 páginas e li-o todo em menos de 24 horas. Gostei muito deste livro porque acho que a crítica social envolta nele é muito boa. Foi aquele livro que me partiu o coração e cada vez que penso nele ainda fico com o coração apertado. A evolução das personagens do primeiro para o segundo livro é notável e extraordinária. Sinto que ao mesmo tempo que levei uma chapada este livro também me deu um abraço e ainda não consegui ultrapassar. Toda a gente precisa de ler!
Mariana Zina (marianasz30)
Essa pergunta é muito complicada, mas vou dizer o primeiro que me veio à cabeça, que foi o “Amor e outras palavras” da dupla Christina Lauren. Porque é um romance friends to lovers e impactou-me imenso, adorei os personagens, mas também o enredo. E ainda penso quase todos os dias nesta história.
Raquel Almeida (bichodagalaxia)
“Yellowface” de R. F. Kuang. O livro já está traduzido para português, pela chancela do Grupo Infinito Particular, Desrotina, com o nome “Impostora”. Kuang deu um salto de genialidade da fantasia para este standalone de ficção cínico e refrescante, que nos abre as portas para uma crítica pesada e realista da indústria literária. Pelas palavras de uma escrita sublime, este livro é dono de um conceito único e exploração de temas como o racismo e a apropriação cultural, desempenhada de forma perfeita.
Matilde Faria (matilde.faria)
O melhor livro que li em 2023 foi, sem dúvida, “Magnolia Parks” da Jessa Hastings. É um romance, que é o meu género preferido. Ouvi falar do livro no booktok americano, em fevereiro, e fiquei logo curiosa para ler por ser associado à série “Gossip Girl”, que é uma das minhas séries preferidas. O livro representa a classe alta da juventude de Londres, com todos os problemas de adolescentes que existem atualmente. Recomendo o livro a quem gostar de um bom romance, mas aviso que é um romance bastante tóxico.