Inspektlabs e Minalea são as startups vencedoras da fase nacional da 4.ª edição do Zurich Innovation Championship (ZIC), competição que dá às startups a oportunidade para colaborar com a Zurich, em soluções adaptadas às necessidades dos clientes e do setor segurador.
As duas vencedoras – Inspektlabs e Minalea – competiram nas categorias “Desenvolvimento Digital” e “Experiência do Cliente”, respetivamente, e foram selecionadas entre as sete startups convidadas para o pitch nacional, que decorreu na sede da Startup Lisboa.
As duas vencedoras avançam para fase global do Zurich Innovation Championship em busca de um lugar na final.
A Inspektlabs, startup norte americana dedicada ao desenvolvimento de soluções de inteligência artificial, apresentou uma solução business-to-business para peritagem de veículos através de imagens, com recurso à utilização de ferramentas de inteligência artificial e machine learning, que inclui também estimativas de custos de reparação e identificação de fraude.
A startup italiana Minalea apresentou uma solução que visa, através de inteligência artificial, proporcionar uma experiência superior ao cliente através do AirPitch, um assistente de venda virtual. Esta solução, também business-to-business, torna a oferta de soluções de seguros mais transparente, analisando o perfil e as necessidades do cliente, identificando a oferta mais adequada e comparando-a com a oferta disponível no mercado.
“Trabalhar com as melhores startups de todo o mundo, através do Zurich Innovation Championship, é uma forma de reforçarmos a cultura interna de inovação, de conseguirmos acelerar a inovação que os clientes exigem e de contar com conhecimento complementar para desenvolver continuamente o nosso negócio”, refere Helene Westerlind, CEO da Zurich Portugal.
Na 4.ª edição, o Zurich Innovation Championship recebeu mais de 3.500 candidaturas em todo o mundo – o número de inscrições mais elevado de sempre.
A maioria das candidaturas surgiu em resposta ao desafio “Sustentabilidade” (1.161), seguido de “Experiência do Cliente” (885), “Desenvolvimento digital” (704), “Seguros corporate” (433) e “Parcerias de distribuição” (347).
Em Portugal também foram superados os números das edições anteriores com a candidatura de 77 startups provenientes de diferentes pontos do globo: “Sustentabilidade” (32), “Experiência do Cliente” (21) “Parcerias de distribuição” (11), “Desenvolvimento digital” (9) e “Seguros corporate” (4).
“A nossa colaboração com as startups é também importante para a continuidade da inovação digital do nosso modelo de negócio, que pode ter impacto positivo em várias áreas, como a digitalização de processos ou a exploração de novos canais de distribuição”, acrescenta Carlos Fonseca, Chief Operating Officer da Zurich Portugal.
Vencedoras da fase global em maio
As vencedoras da fase global do Zurich Innovation Championship serão anunciadas em maio, para depois integrarem um programa de aceleração, que decorre entre o final de maio e o final de setembro e que disponibiliza financiamento até 100 mil dólares para cada uma das startups, assim como a orientação de diferentes líderes do Zurich Insurance Group e de especialistas externos.
A fase de aceleração vai permitir validar se as soluções respondem às necessidades dos clientes, com vista a serem adotadas no país onde foram vencedoras, mas também em todo o Zurich Insurance Group.
As iniciativas implementadas vão transformar-se em soluções conjuntas até ao final de dezembro de 2023.
Zurich Innovation Championship em Portugal
Em 2018/2019, na primeira edição do ZIC, a Zurich Portugal recebeu oito candidaturas e a vencedora nacional foi a Habit Analytics, startup que venceu também a fase regional EMEA (Europa, Médio Oriente e África), integrando assim o grupo das oito melhores insurtech do mundo que disputaram a fase global do concurso.
Em 2019/2020, na segunda edição, a Zurich Portugal recebeu 13 candidaturas e, destas, selecionou cinco startups para a fase nacional: Aplanet, Knok, loqr, YDATA e THEIA. A Aplanet representou Portugal na fase regional da EMEA.
Em 2021/2022, na 3ª edição, a Zurich Portugal recebeu 42 candidaturas e a Automaise e CBR Genomics foram as vencedoras nacionais, que também representaram Portugal na fase seguinte.
A Zurich Portugal integrou também o programa de aceleração da 3ª edição, incorporando à app Zurich4You a solução de experiência digital do cliente desenvolvida pela Anagog, startup israelita vencedora da fase nacional do ZIC na Alemanha.