Mais de 600 empresas vão participar este ano na feira de tecnologia Beyond Expo 2023, entre as quais dez são start-ups do Brasil e de Portugal. A feira realiza-se de quarta-feira dia 10 a sexta-feira, dia 12 de maio, em Macau.
À agência Lusa, o cofundador da Beyond Expo, Jason Ho Kin Tung, refere que o objetivo desta representação luso-brasileira é aproximar os investidores chineses dos mercados lusófonos.”Sendo Macau uma cidade onde se fala português, creio ser muito importante manter esta tradição e esperamos ajudar as startups lusófonas a conhecer melhor os mercados chinês e asiáticos”, afirma Jason Ho Kin Tung.
O programa da feira inclui na quinta-feira a segunda edição do Brazil-Portugal Innovation Company Roadshow (Mostra de Empresas de Inovação Brasil-Portugal).
Apesar de admitir que “vai haver um período de aprendizagem”, o empresário acredita que vários grandes grupos financeiros chineses poderão investir em start-ups como um primeiro passo para entrar nos mercados de Portugal e Brasil.
A Beyond Expo vai contar com “pelo menos 60 grandes fundos de capital de risco”, incluindo o fundo soberano de Singapura, Temasek, para os quais os países lusófonos ainda estão “algo fora do radar”, diz Jason Ho à Lusa.
Jason Ho, filho do líder do Governo de Macau, Ho Iat Seng, elogiou ainda “o espírito de aventura” das start-ups que tentam, através de Macau, dar o salto para a China, “um mercado imenso, com muito potencial, mas também com enorme competição”.
Quatro das dez start-ups que estará presente nesta “montra asiática” foram distinguidas em concursos de inovação e empreendedorismo organizados em Macau para tecnológicas de Portugal e do Brasil, incluindo a Biosolvit, biotecnológica luso-brasileira na área da proteção ambiental que venceu em 2021 a primeira edição do concurso.
O organizador disse esperar que em 2024 possa contar com mais projetos de países lusófonos além de Portugal e do Brasil.
Duas outras empresas distinguidas em 2021 vão participar: as brasileiras Bioo, que desenvolve soluções de saúde para diabéticos, e Pocket Clinic, que quer desenvolver uma seringa inteligente para doenças crónicas que requerem injeção contínua de medicamentos.
A lista inclui ainda a vencedora da segunda edição do concurso, em 2022, a portuguesa Virtuleap, que combina neurociência e realidade virtual para ajudar a aumentar os níveis de atenção, no tratamento de doenças cognitivas e para retardar o início do declínio cognitivo.
As quatro start-ups portuguesas que estarão na feira Beyond Expo 2023…
Biosolvit (Portugal)
A Biosolvit é uma empresa de biotecnologia voltada para o desenvolvimento de novos materiais. Os pesquisadores da Biosolvit desenvolveram os materiais de absorção de óleo mais eficientes do mundo, entre outros produtos.
Site da empresa: https://www.biosolvit.com
R5 Marine Solutions (Portugal)
A R5 Marine Solutions é especializada no fornecimento de soluções de engenharia para enfrentar os desafios marítimos costeiros e offshore, com o objetivo de promover uma gestão mais eficaz das áreas costeiras e melhorar a sustentabilidade ambiental. A ferramenta de avaliação COAST, R5 Marine Solutions, pode fornecer cenários de simulação de construção costeira, estruturas de construção pré-projetadas e avaliações de custo-benefício para este cenário específico. A ferramenta COAST também ajuda a prever cenários de risco e perdas territoriais devido à erosão costeira e pode ser aplicada a diferentes regiões do mundo, incluindo a Grande Área da Baía de Guangdong-Hong Kong-Macau.
Site da empresa: https://r5engineers.com/marine/
Virtuleap (Portugal)
Virtuleap combina ciência do cérebro e tecnologia de realidade virtual e usa uma pequena biblioteca de jogos de exercícios de treino cognitivo gamificados projetados por neurocientistas para avaliar e treinar uma série de capacodades cognitivas, como memória, atenção, processamento de informações, flexibilidade cognitiva e habilidades de resolução de problemas. Os usuários de VR também rastreiam as suas ações físicas por intermédio de uma experiência realista e imersiva, recolhendo dados psicológicos e outros dados físicos válidos, como frequência cardíaca, expressões faciais e dilatação da pupila, e enviando-os de volta à plataforma Virtuleap para uma avaliação neuropsicológica mais precisa.
Site da empresa: https://virtuleap.com/
Plux (Portugal)
Desde 2007, o objetivo da Plux é facilitar o acesso a soluções que cobrem todo o ciclo de vida dos biosinais. A empresa fornece ferramentas e serviços de engenharia de biosinais para construir produtos de biosinais e dispositivos médicos, atendendo a todos os padrões da indústria e além.
Site da empresa: https://www.pluxbiosignals.com/
… e as seis start-ups brasileiras
BIOO (Brasil)
A BIOO é fundada por um grupo de empresários focados em reduzir a incidência da doença do pé diabético, uma complicação da diabetes. A empresa visa aplicar inteligência artificial e conhecimento científico de forma económica e extensível para salvar vidas.
Site da empresa: https://bioo.care/
Decoy (Brasil)
A Decoy é uma startup brasileira de biotecnologia focada em pesquisa e desenvolvimento de produtos para controlo de pragas animais de forma biológica. A empresa começou a trabalhar analisando o mercado da pecuária
Site da empresa: https://decoysmart.com/en/
DrugGet (Brasil)
O DruGet é uma solução de plataforma eletrónica de medicamentos que acelera o desenvolvimento de novos medicamentos e reduz os tradicionais problemas demorados e caros no desenvolvimento de novos medicamentos. Os utilizadores podem carregar a estrutura molecular dos medicamentos que estão interessados em desenvolver para a plataforma DruGet e, em seguida, optar por realizar análises preditivas de farmacocinética, toxicologia e degradação forçada. Por fim, um relatório de análise será gerado pela plataforma, indicando quais das moléculas analisadas têm potencial de desenvolvimento e merecem mais pesquisas, e quais podem ser retiradas da lista de candidatas. Através do uso de tecnologia computacional, esta plataforma visa fornecer resultados mais rápidos e instrutivos para promover o processo de desenvolvimento de medicamentos.
Site da empresa: www.druget.com.br
Key2Enable (Brasil)
A startup Key2Enable capacita pessoas com deficiência a desenvolver as suas capacidades e tornarem-se mais autónomas, através de soluções e aplicações.
Site da empresa: https://key2enable.com/
Pocket Clinic (Brasil)
A Pocket Clinic é uma startup de tecnologia médica que visa desenvolver uma seringa inteligente controlada por um smartphone para tratar várias doenças crônicas que requerem injeção contínua de medicamentos.
Site da empresa: https://pocketclinic.life/
Yosen (Brasil)
Yosen é ume health tec que usa nanotecnologia para administração de medicamentos lipídicos. A startup está a desenvolver um sistema de entrega inteligente de vários medicamentos e nutrientes, como ingredientes ativos, incluindo vitaminas, extratos vegetais e peptídeos, obtendo diferentes nanopartículas lipídicas, melhorando assim o efeito apêutico. Essas nanopartículas protegem os ingredientes ativos e são altamente compatíveis com as células humanas, aumentando assim a taxa de absorção ou biodisponibilidade de nutrientes. Yosen desenvolveu duas formas de produto: Ydrosolv, um suplemento dietético, e ingredientes alimentícios Ynano. Um estudo apontou que a Coenzima Q10 Ydrosolv de Yosen tem uma taxa de absorção mais rápida de até cinco vezes do que as pílulas e cápsulas Q10 no mercado.
Site da Empresa: http://www.yosen.com.br/
* com agência Lusa