Chama-se AI Analyst e é o mais recente lançamento da Rows, startup portuguesa que criou uma solução inovadora de spreadsheets. A nova ferramenta chega para capacitar os mais de mil milhões de utilizadores de folhas de cálculo em todo o mundo e promete transformar a forma como estas são utilizadas.
Depois de lançar, em janeiro, a primeira integração com a OpenAI – ganhando a corrida aos gigantes tecnológicos Google e Microsoft -, a startup nacional volta a mostrar-se na dianteira da inovação tecnológica, apresentando o AI Analyst, uma nova feature que permite obter automaticamente conclusões relevantes, transformando e analisando dados como até agora nunca tinha sido possível.

O AI Analyst volta a utilizar a tecnologia da OpenAI – modelo de Inteligência Artificial – para remover toda a complexidade associada à utilização das folhas de cálculo, tornando-as acessíveis para todos, sem necessidade de conhecimentos avançados de código ou de spreadsheets, não requerendo sequer a introdução de qualquer função ou fórmula ou de criação de conta na OpenAI.
Segundo a Rows, este “analista pessoal” tem a capacidade de, entre outros, resumir e apresentar as principais conclusões retiradas de um conjunto de dados; analisar as principais tendências e os principais padrões, fornecendo uma perspetiva geral dos dados introduzidos; descobrir questões relevantes e responder-lhes de forma autónoma; efetuar análises aprofundadas e elaborar relatórios. Para além disto, a nova ferramenta da Rows apresenta sugestões personalizadas e responde a qualquer questão.
“O AI Analyst é, assim, essencialmente, um colega de trabalho virtual, que promete elevar significativamente os níveis de produtividade”, sublinha a empresa.
“A questão da privacidade também foi tida em conta: ao contrário da maior parte dos produtos relacionados com Inteligência Artificial, o AI Analyst não utiliza os dados inseridos para modelos de treino do algoritmo. Os dados também não são partilhados com a OpenAI, sendo apenas processados dentro da folha de cálculo da Rows”, afirma a empresa.

“A análise de dados representa uma parte importante do trabalho efetuado nas spreadsheets; no entanto, ainda exige demasiado tempo e esforço e raramente é interessante para as pessoas. Com o AI Analyst, em vez de perder tempo a escrever fórmulas, a filtrar e a ordenar resultados, a criar tabelas dinâmicas, ou mesmo a procurar alguém para ajudar na análise dos dados, qualquer pessoa pode despender mais tempo a pensar em possíveis abordagens, considerando o objetivo final”, realça Humberto Ayres Pereira, CEO e fundador da Rows.

“Muitas pessoas não estão capacitadas para a análise de dados e, consequentemente, passam ao lado de informações e tendências cruciais. Entre os mais de mil milhões de utilizadores de folhas de cálculo em todo o mundo, uma parte significativa tem dificuldade em utilizar muitas das funções intermédias e avançadas que os analistas de dados conhecem. Automatizar estes processos e gerar estas informações automaticamente é, naturalmente, o próximo passo em direção ao futuro das spreadsheets”, conclui Humberto Ayres Pereira. Mais informações sobre o AI Analyst, que está disponível para todos os utilizadores da Rows a partir desta quarta-feira, podem ser encontradas em rows.com/blog e rows.com/ai.
“A simplicidade, acessibilidade e rapidez estão entre as principais características desta ferramenta e, ao contrário das soluções que a concorrência disponibiliza neste momento, não requer integrações de terceiros ou introdução de comandos por parte dos utilizadores”, afirma a Rows.
Lançada em 2016
A startup portuguesa Rows, fundada em 2016 pelo português Humberto Ayres Pereira e pelo alemão Torben Schulz – e que conta com uma equipa de 35 colaboradores nos escritórios do Porto e de Berlim -, posiciona-se como concorrente de gigantes como o Excel e o Google Sheets, apresentando uma solução de spreadsheets com funcionalidades avançadas, automatização, diversas possibilidades de integração nativas, formas de trabalho colaborativas e opção de partilha das folhas de cálculo como websites interativos que podem ser utilizados em qualquer dispositivo.