A Rolls-Royce revelou o Spectre Lunaflair – uma encomenda personalizada em nome de um cliente dos EUA, sendo um exemplar único feito à medida. O destaque deste automóvel é o acabamento holográfico da pintura que cria um efeito “arco-íris”.
A encomenda inspira-se e recebe o seu nome do fenómeno ótico de uma auréola lunar, que aparece como um círculo colorido de luz à volta da lua. É causado pela passagem do luar através de cristais de gelo em nuvens cirros de alta altitude, que atuam como prismas microscópicos: a luz refrata criando um efeito de anel tecnicolor fascinante, semelhante à luz que passa através de um diamante.
Apenas um Spectre Lunaflair será produzido. O acabamento único da pintura Lunaflair está reservado exclusivamente para o cliente que o encomendou.
Capturar este fenómeno num acabamento de pintura personalizado exigiu mais de um ano de experimentação, de acordo com a Rolls-Royce. A química da tinta, os tempos de aplicação e a camada de base foram extensivamente testados de modo a ir ao encontro do conceito do cliente.
O acabamento final é obtido através da aplicação de sete camadas de verniz, incluindo uma camada perolada especialmente formulada, infundida com flocos finos de fluoreto de magnésio e alumínio. Isto cria um efeito metálico que se traduz num arco-íris à luz do sol.
O conceito Spectre Lunaflair foi parcialmente inspirado no Phantom Syntopia, um exemplar único revelado em 2023.
A carroçaria do Spectre Lunaflair é complementada por um interior totalmente personalizado. Inclui tons de azul-marinho, branco e rosa-pérola, recordando o espetro de tonalidades que se pode observar durante um halo lunar. O esquema de cores aparece nos bancos, nas portas e no forro do tejadilho Starlight. Este tema é também transportado para o volante de dupla tonalidade, com um exterior em azul-marinho e um interior em branco-ártico.