Silvia Barata, 50 anos, é presidente do Conselho de Administração da BP Portugal. Esta executiva fez carreira dentro do grupo BP, no qual já está há mais de 30 anos. Licenciada em Administração de Empresa pelo ISLA – Instituto Politécnico de Gestão e Tecnologia, está, desde agosto de 2021, como presidente do Conselho de Administração da BP Portugal, função que cumula com o cargo de diretora das Operações e Retalho. Esta última área implica a gestão dos cerca de 500 postos de abastecimento da rede no país. Presente em Portugal desde 1929, o Grupo BP regista um volume de negócios global de cerca de 25 mil milhões de dólares (cerca de 22,6 mil milhões de euros). Em Portugal, as receitas ascendem a quase 1,4 mil milhões de euros.
A executiva fez carreira dentro do grupo BP, tendo começado pela área financeira, da então Mobil, marca que se fundiu com a BP em 1996.
Silvia Barata entrou no universo BP aos 19 anos, para a área financeira da Mobil, marca que se juntou à BP em 1996. Foi passando por diversas áreas internamente, nomeadamente com funções ibéricas, até que o convite para liderar a companhia surgiu naturalmente, dada a sua vasta experiência e conhecimento do negócio. A executiva substituiu Pedro Oliveira, que estava em funções desde 2013. O grande desafio da gestora é agora preparar a empresa para a transição energética.
A Revista Forbes publicou o seu ranking na edição que está agora em banca.