Sílvia Barata, presidente do Conselho de Administração da BP Portugal, está mais uma vez na lista das portuguesas Mais Poderosas nos Negócios, ranking elaborado pela revista Forbes Portugal que destaca as 55 mulheres que conduzem grandes negócios dentro e fora de fronteiras. Na edição de 2024, esta responsável, que acumulou 66 pontos na avaliação da Forbes, destaca-se na quinta posição da categoria de Energia, liderada por Paula Amorim, que conduz os negócios da Galp.
Licenciada em Administração de Empresas pelo ISLA – Instituto Politécnico de Gestão e Tecnologia, Silvia Barata está na liderança da BP Portugal, desde 2021, empresa que conhece muito bem. Esta executiva fez carreira no grupo petrolífero, para o qual entrou aos 19 anos, então para a área financeira da Mobil, marca que se juntou à BP em 1996.
Silvia Barata, Head of Country da BP Portugal, destaca-se mais uma vez na lista das mulheres Mais Poderosas dos Negócios, desta vez na categoria de Energia, com um total de 66 pontos.
Foi passando por diversas áreas internamente, nomeadamente com funções ibéricas, até que surgiu o convite para liderar a filial nacional, como Head of Country, o qual aceitou com espírito de missão. Acumula ainda a função de responsável das operações ibéricas de retalho da marca. Ao longo da sua carreira dentro do grupo a executiva tinha já assumido diversas funções a nível ibérico.
A revista Forbes Portugal publicou o seu ranking das 55 Mulheres Mais Poderosas nos Negócios na edição de agosto/setembro. A avaliação da Forbes Portugal é feita com base em cinco critérios, pontuados de zero a 20, obtendo-se assim uma pontuação final para cada nome analisado: Fortuna, Poder de Decisão, Poder de Influência, Dimensão do Negócio e Empreendedorismo. Depois de pontuados, os nomes foram organizados pelas áreas de atividade em que mais se destacam, selecionando-se as cinco mulheres mais pontuadas de cada categoria.