Sara do Ó, a empreendedora que está sempre a arriscar

A co-fundadora do Grupo Your e Grupo HUG, Sara do Ó, 44 anos, tem conquistado o seu lugar no panorama nacional do empreendedorismo. Dinâmica e criativa, tem construído um grupo empresarial em torno da área dos serviços, que ocupa hoje mais de 500 trabalhadores. É atualmente presidente do Conselho de Administração da Ó Capital, a…
ebenhack/AP
A co-fundadora do grupo Your e do Grupo HUG é dinâmica, criativa e gosta de arriscar em novos projetos. A revista Forbes Portugal volta a coloca-la este ano na lista das 50 portuguesas Mais Poderosas nos Negócios.
Forbes Women Listas

A co-fundadora do Grupo Your e Grupo HUG, Sara do Ó, 44 anos, tem conquistado o seu lugar no panorama nacional do empreendedorismo. Dinâmica e criativa, tem construído um grupo empresarial em torno da área dos serviços, que ocupa hoje mais de 500 trabalhadores. É atualmente presidente do Conselho de Administração da Ó Capital, a holding que consolida todos os negócios que já fundou. Desta forma, a gestora nacional soma e segue na lista das 50 portuguesas Mais Poderosas nos Negócios, elaborada pela revista Forbes Portugal. Está pelo segundo ano consecutivo no ranking, posicionando-se este ano no 49º lugar, ao conquistar uma avaliação total de 60,5 pontos (ver em baixo critérios usados para a avaliação).

Sara do Ó é licenciada em Controlo e Gestão Financeira, pelo ISCAL, tendo iniciado a sua carreira pela área da consultoria, na multinacional KPMG, na qual se manteve cerca de dois anos. Foi em 2006 – tinha apenas 25 anos – que decidiu enveredar pelo caminho do empreendedorismo e abrir a sua primeira empresa na área dos serviços de contabilidade. Construiu assim o Grupo Your, com um perfil diferenciador na área da contabilidade, menos cinzento – o seu logotipo era cor-de-rosa – e mais arrojado. O grupo cresceu, organicamente e por aquisições, e atualmente já tem mais de cinco mil clientes.

A juntar ao grupo de contabilidade, fundou ainda uma agência criativa, a Ofélia, que trabalha com diversas marcas, a Not a Not Digital, para os serviços de impressão, a Matoaka, plataforma de apoio ao crescimento de pequenos negócios, e ainda o Grupo Hug, este último destinado à chamada silver economy, com foco no apoio ao processo de envelhecimento.

Mãe de uma menina, nem só de trabalho vive a executiva: além de ler, gosta de viajar, e de fazer retiros espirituais e peregrinações. Um dos seus maiores desejos era conseguir estar integralmente focada em projetos de responsabilidade social. Mas enquanto isso não acontece, a empreendedora vai fazendo crescer os seus desafios empresariais.

Metodologia do ranking as 50 Mulheres Mais Poderosas nos Negócios

O ranking das mulheres portuguesas com mais poder nos negócios, dentro e fora de fronteiras, é elaborado com base numa avaliação de centenas de empresas das quais são retirados mais os nomes de CEO, diretoras-gerais, administradoras, acionistas e empreendedoras. A Forbes Portugal analisou mais de 150 nomes para poder pontuar e chegar assim a uma lista final. No caso de empate, foram atribuídos meios pontos, ou subindo ou descendo em comparação com as pares.

A Forbes Portugal analisou mais de 150 nomes para poder pontuar e chegar assim a uma lista final.

A avaliação é feita com base em cinco critérios, pontuados de zero a 20: Fortuna, pessoal ou familiar; Poder de Decisão – se é CEO, presidente do Conselho de Administração, administradora ou acionista -; Poder de Influência, ou seja a sua projeção fora da empresa, seja em programas de responsabilidade social e cívica em que se envolve, seja associações em que participa, artigos que escreve e participação ativa nas redes sociais (sobretudo Linkedin); Dimensão do negócio – se são grandes negócios internacionais, em que países estão presentes, qual a área geográfica de ação;  e, por fim, pelo seu Empreendedorismo, se apenas fez carreira numa área, ou se envolveu na criação de empresas.

Mais Artigos