Um computador Apple original, construído pelos co-fundadores da empresa Steve Wozniak e Steve Jobs em 1976, foi arrematado por 500 mil dólares (432 mil euros) num leilão nos Estados Unidos.
O raro Apple-1 – ainda em funcionamento – possui um invólucro de madeira koa do Havai, sendo um dos escassos 200 exemplares fabricados e vendidos em forma de kit.
Desses originais 200 exemplares, apenas cerca de 60 existem nos dias de hoje e destes somente 20 estão a trabalhar.
O exemplar deste computador teve apenas dois proprietários, um professor universitário (do Chaffey College no Rancho Cucamonga, Califórnia) e o seu aluno, a quem vendeu a máquina por 650 dólares (562 euros), 16 dólares menos do que lhe custou, segundo indicou John Moran Auctioneers, da leiloeira, na Califórnia. Este Apple-1 foi adquirido pelo atual proprietário em 1977.
A venda incluiu manuais do utilizador e software Apple em duas cassetes de fitas.
“Este é o tipo de Santo Graal para colecionadores de produtos eletrónicos antigos e tecnologia de computador”, afirma Corey Cohen, especialista em Apple-1, ao Los Angeles Times antes mesmo do leilão se ter realizado na cidade de Monrovia, perto de Los Angeles.
A caixa de madeira koa do modelo leiloado foi adicionada por uma, na altura, pioneira loja de computadores, a ByteShop, na Califórnia, que recebeu cerca de 50 destas máquinas Apple-1.
“Este é o tipo de Santo Graal para colecionadores de produtos eletrónicos”, diz o especialista Corey Cohen.
Na década de 1970, a madeira koa era abundante e acessível, especialmente na costa oeste dos EUA porque era original do Havai. Contudo, devido ao pastoreio de gado e ao corte extensivo, a árvore koa agora é considerada muito mais rara e cara. Existem apenas seis exemplares conhecidos deste Apple-1 com a caixa de madeira Koa – esta unidade é um deles.
Processo de autenticação
Este Apple-1 passou recentemente por um extenso processo de autenticação, restauração e avaliação por um dos maiores especialistas na área, que inspecionou todos os componentes e elaborou um relatório do estado completo para o Apple-1.
O lote agora leiloado é acompanhado por uma cópia encadernada e um DVD do relatório de autenticação.
Este computador consta do registo oficial de computadores Apple-1 com o nome “Chaffey College Apple-1”.
Apesar da venda ter alcançado meio milhão de dólares, um outro exemplo, igualmente funcional, deste modelo foi leiloado em 2014 por 905 mil dólares (783 mil euros) pela casa de leilões Bonhams, em Los Angeles.