Ana Maria de Sousa Carvalho é vice-presidente do Conselho de Administração e presidente da Comissão Executiva (CEO) do recém-criado Banco Português de Fomento. A avaliação da revista Forbes coloca-a na 41ª posição da lista das mulheres portuguesas mais poderosas dos negócios, tendo em conta o seu percurso profissional e a sua rede contactos. O Banco Português de Fomento – que tem como chairwoman, Celeste Hagatong, também ela presente neste ranking – foi criado em 2020 através de um decreto-lei que facilitou a fusão de um conjunto de sociedades financeiras de apoio à economia nacional, para reforçar o apoio público ao investimento.
Um percurso feito na área financeira
Escolhida pelo ministro da Economia e do Mar, António Costa e Silva, para liderar a comissão executiva do banco, o mesmo salientou, na altura da nomeação que Ana Maria de Sousa Carvalho conta com uma experiência multifacetada na banca e seguros, incluindo o acompanhamento comercial de empresas na área de capital de risco. O ministro destacou ainda o papel essencial que pode ter na aproximação do Banco Português de Fomento às empresas e ao sistema financeiro.
Ana Maria de Sousa Carvalho, CEO do Banco de Português de Fomento, está em 41ª posição na lista das mais poderosas nos negócios da revista Forbes.
Esta executiva passou pelo BPI, onde foi diretora de desenvolvimento de negócio de empresas, durante 10 anos. Estava na Cosec, como administradora executiva, desde 2019 quando recebeu o convite, em 2022 para CEO do Banco Português de Fomento. Tinha então os pelouros Comercial e Marketing e Comunicação. A Cosec é uma companhia de seguros de crédito que tem o BPI como um dos acionistas de referência, tal como a Allianz Trade.
A revista Forbes Portugal publicou o seu ranking na edição de Junho/Julho de 2023.