No dia em que passou um mês do falecimento do empresário Rui Nabeiro, fundador da Delta Cafés, a 19 de abril de 2023, o grupo de Campo Maior apresentou um novo conceito de loja, Delta Espresso. Nesta data simbólica, o presidente executivo da Delta Cafés e neto do empresário, Rui Miguel Nabeiro, recordou o avô e aproveitou para deixar um agradecimento aos portugueses pela onda de carinho e homenagem que fizeram chegar à família.
Em declarações à margem da inauguração da loja Delta Espresso, no LoureShopping, o CEO da Delta Cafés assumiu que Rui Nabeiro “faz falta em tudo” e que hoje seria um dia em que o Comendador estaria, seguramente, na loja Delta Espresso no centro comercial LoureShopping. “Uma figura como ele é insubstituível. Faz-nos muita falta”, afirmou Rui Miguel Nabeiro. O gestor sublinhou que “não deixa de ser simbólico hoje, nesta data, estarmos a fazer esta inauguração. Queremos demonstrar vitalidade, que a empresa está viva, que vai continuar e que a obra dele é um legado importantíssimo para a família, para a comunidade”.
Sobre a tarefa de continuar a liderar a empresa, Rui Miguel Nabeiro admitiu que “sei que olham para mim dizendo que o vou substituir. Mas não o vou substituir porque o meu avô é insubstituível. Vamos, em conjunto, continuar o trabalho dele”.
Lembrou que trabalhou “20 anos ao lado do meu avô. O que tinha para aprender, aprendi. Agora é continuar a fazer o que sempre fiz. Cada um de nós tem características diferentes e, é deste misto de qualidades que toda a família tem, que seremos capazes de continuar este trabalho”.
Para Rui Miguel Nabeiro, o avô “era uma figura única que reunia tudo numa única pessoa. Nós vamos ter de, em conjunto, reunir tudo isso. Temos uma capacidade de alinhamento e de trabalho coletivo muito boa e, seguramente, vamos continuar este trabalho da forma como ele gostaria, mas também da forma como somos capazes de o fazer”.
E garantiu estar ciente que “as comparações sei que vão ser inevitáveis, mas também acredito que estou suficientemente preparado para isso. Não são justas, mas são o que são e tenho de estar preparado para elas”.
O gestor agradeceu aos portugueses “o carinho, a atenção, a amizade e o amor que demonstraram pelo meu avô. Essa é a grande mensagem de hoje. Agradecer essa forma incrível e que nos deixou emocionados. Sabia que um dia aconteceria ter esta manifestação. Mas honestamente acho que superou muito as minhas expetativas”.