No dia em que passa um mês do falecimento do empresário Rui Nabeiro, fundador da Delta Cafés, o grupo de Campo Maior apresentou um novo conceito de loja, Delta Espresso. Nesta data simbólica, o presidente executivo da Delta Cafés e neto do empresário, Rui Miguel Nabeiro, recordou o avô e aproveitou para deixar um agradecimento aos portugueses pela onda de carinho e homenagem que fizeram chegar à família.
Em declarações à margem da inauguração da nova loja Delta Espresso, no LoureShopping, o CEO da Delta Cafés assumiu que Rui Nabeiro “faz falta em tudo” e que hoje seria um dia em que o Comendador estaria, seguramente, na loja Delta Espresso no centro comercial LoureShopping. “Uma figura como ele é insubstituível. Faz-nos muita falta”, afirmou Rui Miguel Nabeiro. O gestor sublinhou que “não deixa de ser simbólico hoje, nesta data, estarmos a fazer esta inauguração. Queremos demonstrar vitalidade, que a empresa está viva, que vai continuar e que a obra dele é um legado importantíssimo para a família, para a comunidade”.
Sobre a tarefa de continuar a liderar a empresa, Rui Miguel Nabeiro admitiu que “sei que olham para mim dizendo que o vou substituir. Mas não o vou substituir porque o meu avô é insubstituível. Vamos, em conjunto, continuar o trabalho dele”.
Lembrou que trabalhou “20 anos ao lado do meu avô. O que tinha para aprender, aprendi. Agora é continuar a fazer o que sempre fiz. Cada um de nós tem características diferentes e, é deste misto de qualidades que toda a família tem, que seremos capazes de continuar este trabalho”.
Para Rui Miguel Nabeiro, o avô “era uma figura única que reunia tudo numa única pessoa. Nós vamos ter de, em conjunto, reunir tudo isso. Temos uma capacidade de alinhamento e de trabalho coletivo muito boa e, seguramente, vamos continuar este trabalho da forma como ele gostaria, mas também da forma como somos capazes de o fazer”.
E garantiu estar ciente que “as comparações sei que vão ser inevitáveis, mas também acredito que estou suficientemente preparado para isso. Não são justas, mas são o que são e tenho de estar preparado para elas”.
O gestor agradeceu aos portugueses “o carinho, a atenção, a amizade e o amor que demonstraram pelo meu avô. Essa é a grande mensagem de hoje. Agradecer essa forma incrível e que nos deixou emocionados. Sabia que um dia aconteceria ter esta manifestação. Mas honestamente acho que superou muito as minhas expetativas”.
Prossecução do legado
Hoje foi também anunciado que João Manuel Nabeiro, filho do fundador da Delta Cafés, assume agora o cargo de presidente do conselho de administração do grupo de Campo Maior. Em declarações à FORBES, lembrou aquele que apelidou de “meu querido chefe” e garantiu que “suceder o meu pai na empresa é um cargo que muito me honra”.
Como o mais velho da família “fico com a responsabilidade de honrar os princípios e os valores que o meu pai enunciou e que nós, com todo o amor e dedicação, teremos de continuar a pensar que é a nossa solução e a nossa vida”.
Questionado sobre o cunho que pretende incutir na empresa enquanto chairman, foi perentório em afirmar que será de “prossecução do legado e dos valores que orientaram sempre a família e que os nossos colaboradores também sempre seguiram. Teremos de enfrentar situações novas que vão surgir ao longo do tempo. Mas de certeza que a família vai estar muito desperta a todas essas situações”.