Uma marca de roupa sustentável, um laboratório de sabão artesanal, uma consultora em agroturismo, uma rede social para eventos ou um atelier de confeitaria que aproveite os excedentes alimentares estão entre as 17 ideias de negócio selecionadas pelo programa Nau.
Trata-se de uma iniciativa da EDP para dinamizar a criação de emprego e novas empresas em Sines e Santiago do Cacém e que nesta edição poderá conduzir à criação de 40 postos de trabalho diretos.
Concluída a seleção dos projetos, entre as 17 candidaturas apresentadas no passado mês de agosto, os empreendedores contam agora com uma fase de preparação, que inclui acesso a 12 módulos de formação sobre temas como, por exemplo, definição de estratégia, gestão de operações e de recursos humanos ou marketing.
O programa Nau deu prioridade às candidaturas apresentadas por antigos trabalhadores da central termoelétrica de Sines, havendo dois entre os selecionados.
Esta primeira fase de capacitação, orientada pelo Sines Tecnopolo, integrou os empreendedores numa ação de formação intensiva e prática que será essencial para que consigam passar das ideias de negócio propostas à atividade empresarial.
Os empreendedores irão dispor de acompanhamento especializado durante os primeiros dois anos de vida da empresa, de forma a potenciar as suas hipóteses de sucesso.
O programa Nau irá também potenciar o acesso a fundos para o arranque das pequenas empresas.
Lançado com o objetivo de potenciar um ecossistema para o desenvolvimento de projetos empresariais ou criação de emprego próprio nos dois municípios, o programa deu prioridade às candidaturas apresentadas por antigos trabalhadores da central termoelétrica de Sines, havendo dois entre os selecionados.
Entre as ideias de negócio aprovadas consta a criação de uma marca de roupa nacional de moda sustentável, de uma saboaria (laboratório para manufatura de sabão artesanal), de uma plataforma online de comércio de produtos sustentáveis, de cursos em áreas direcionadas para a literacia marítima e de um atelier artesanal de confeitaria e pastelaria.