Na hora de escolher o destino de férias não basta olhar para o preço das viagens e hotéis. A segurança é um indicador que ganha cada vez mais relevância junto dos turistas que preferem um destino que garanta uma sensação de proteção.
A HelloSafe, plataforma de comparação de produtos financeiros, divulgou, pela primeira vez, o índice “HelloSafe de segurança de países em todo o mundo” e concluiu que Portugal é o 15º país mais seguro do mundo para viajar em 2024. Com base nos 35 indicadores avaliados, a plataforma salienta que Portugal conquistou 25,01 pontos. A Islândia (18,23 pontos), Singapura (19,99) e Dinamarca (20,05) são considerados os três países mais seguros do mundo para viajar.
Numa análise a nível europeu Portugal melhora um pouco a classificação classificando-se na 12º posição como o mais seguro da Europa para viajar.
A plataforma explica que “classificado numa escala de 100, o índice atribui 100 aos países menos seguros e 0 aos mais seguros, proporcionando uma visão clara da situação de segurança em cada país”.
A HelloSafe realça que, de modo geral, a Europa é o continente mais seguro para viajantes em todo o mundo. Os países europeus ocupam 30 dos 50 lugares mais seguros do mundo, incluindo a Suíça (5º no mundo e 4º na Europa, com um índice de 20,51), os Países Baixos (20º e 17º, índice de 26,22) e a Bélgica (31º e 24º, índice de 28,31).
Uma nota menos positiva surge da França que obteve uma baixa classificação e ocupa apenas o 80º lugar no mundo e o 34º na Europa, com uma pontuação de 36 pontos. A plataforma explica, em comunicado, que essa posição é justificada sobretudo “pela ameaça terrorista, que ainda é muito presente no país”. Nas piores classificações “estão a Ucrânia e a Rússia, prejudicadas pelo conflito que se instalou entre os dois países desde 2022”.
O índice da HelloSafe conclui ainda que, entre os 15 países menos seguros do mundo, “há muitas zonas de conflito, tanto antigas quanto novas, que são frequentemente combinadas com altos riscos naturais”. Nesta ótica, as Filipinas encabeçam a lista com um índice de 82,32 em 100, seguida da Colômbia (79,21 pontos) e do México (78,42 pontos), três países com um elevado nível de violência em suas sociedades.
A lista das 5 categorias de critérios usados no Índice HelloSafe:
- Ocorrência de desastres naturais:
- Violência na sociedade
- Envolvimento em conflitos armados internos ou externos
- Infraestrutura de saúde
- Militarização do país