A startup portuguesa Infraspeak fechou uma ronda de financiamento de Série A de €10 milhões, co-liderada pela Indico Capital e Knight Capital, os quais se juntam aos investidores atuais, Innovation Nest e Caixa Capital.
Fundada no Porto em 2015, a Infraspeak desenvolveu uma plataforma flexível que permite desagregar a manutenção e a gestão de instalações. Essa plataforma integrada e inteligente recolhe, processa e analisa dados de manutenção para melhorar o planeamento e a tomada de decisões, ao mesmo tempo que ajuda as equipas operacionais a executar as suas tarefas dentro do prazo e dentro do orçamento.
A ferramenta possui uma App que funciona como uma ferramenta para os técnicos de manutenção e que se articula com uma aplicação web para os gestores e a interface de reporte para staff e clientes.
O novo financiamento permitirá à empresa continuar a consolidar a sua posição com a equipa a definir como principais prioridades a contratação de talento que permita duplicar a sua equipa até ao final de 2022.
A startup tem um plano de aumentar a sua presença a nível global, expandindo-se para os mercados da França e DACH, ou seja, Alemanha, Áustria e Suíça.
De acordo com um relatório da Markets and Markets, espera-se que o mercado de gestão de instalações gere mais de 76 mil milhões de dólares até 2026.
“A indústria de gestão de instalações é um mercado grande, mas pouco explorado por startups de tecnologia. A Infraspeak conseguiu construir um sistema operacional que permite que a indústria de gestão de instalações atue nos seus objetivos de transformação digital, metas ESG e digitalize a força de trabalho da linha de frente. Temos a sorte de apoiar Felipe Ávila da Costa (CEO) and Luís Martins (CTO), e acreditamos num futuro onde o ecossistema de gestão de instalações colabore com a Infraspeak”, destaca Arthur Nobel, Principal da Knight Capital.
A Infraspeak possui escritórios em Portugal, Reino Unido, Brasil e Espanha. Tem mais de 100 funcionários em todo o mundo e, entre os seus mais de 500 clientes, constam empresas como Siemens, Mitsubishi Electric, Ale-hop, Engie, Penguin FM, Hotéis IHG, Hotéis Hilton e Data Centers Keppel.
A Infraspeak gere mais de 50 mil edifícios de setores de hotelaria, saúde, educação e transporte, entre outros. No final de novembro, a empresa fechou um contrato que lhe permite estar presente no Equador.