A Tech5, competição tecnológica anual promovida pela The Next Web (TNW), e a Adyen, tida como o unicórnio mais valioso da Europa segundo o recente estudo Titans of Tech do banco GP Bullhound, consideraram a Hopin como a scale-up mais promissora do momento na Europa.
A Hopin, plataforma de experiências compartilhadas com base no Reino Unido fundada em junho de 2019, passou no espaço de dois anos a ser um dos unicórnios de tecnologia mais cobiçados da Europa, tendo arrecadado mais de mil milhões de dólares desde fevereiro de 2020, sendo agora uma operação global de 800 funcionários.
Para chegar a esta decisão, a TNW levou em conta startups de toda a Europa, tendo ainda eleito uma startup por país, Portugal inclusive.
Assim, no nosso país, a Infraspeak foi a scale-up vendedora, tendo representado Portugal no último passo do concurso europeu, no qual haveria de triunfar a Hopin.
Os vencedores de cada país foram conhecidos na TNW Conference 2021, que decorreu em Amesterdão. A scaleup vencedora de Portugal foi a Infraspeak
A Infraspeak é uma plataforma de CMMS (Sistema de Gestão de Manutenção Computorizado) inteligente que pretende trazer flexibilidade, conectividade e inteligência para as operações de empresas.
“Estamos a construir a referência global em Facility Management e Operações Inteligentes, pelo que é muito gratificante ter o TNW e a Adyen a apoiar-nos e a reconhecer o nosso trabalho árduo. Acabámos de atingir a marca dos 100 empregados, e isto foi um impulso de confiança para toda a equipa. Estamos também muito orgulhosos por sermos os representantes de Portugal e do poderoso ecossistema de arranque português numa comunidade tão impressionante de fundadores e de empresas em fase de arranque”, referiu Felipe Ávila da Costa, CEO e co-fundador da Infraspeak.
Tal como nos anos anteriores, a decisão final foi baseada na adaptação ao mercado, o capital e as rondas de investimento, o crescimento, a cobertura nos meios de comunicação social e o impacto social.
“Continuamos a ver cada vez mais talento no mercado de startups portuguesas”, diz Juan José Llorente, Country Manager de Adyen em Espanha e Portugal.
Juan José Llorente, Country Manager de Adyen em Espanha e Portugal, refere que “é com grande entusiasmo que continuamos a ver cada vez mais talento no mercado de startups portuguesas, que estão a demonstrar uma capacidade de inovação e adaptação muito superior ao de outros mercados. Felicitamos a Infraspeak pela sua conquista, mas também o top 5 pelo mérito em ter chegado a esta fase”.
Na competição portuguesa, além da vencedora Infraspeak, as empresas portuguesas finalistas deste ano foram:
Mov.AI: Plataforma de motor robótico que fornece aos fabricantes autónomos de robots tudo o que necessitam para construir, implementar e operar rapidamente robôs de qualidade empresarial.
PlataformaE: Empresa tecnológica que utiliza visualização de produtos 3D, configuração de produtos 3D, e tecnologia de cadeia de fornecimento de forma a proporcionar experiências de moda personalizadas.
Musiversal: Serviço de assinatura mensal que permite aos utilizadores reservar sessões de gravação ilimitadas com músicos profissionais e engenheiros de som de forma remota.
Knokcare: Plataforma de software de telesaúde em parceria com os principais hospitais, organizações de saúde e seguradoras para melhorar todos os aspetos dos cuidados aos pacientes.
O ano 2020 foi o primeiro em que a Tech5 se focou nas scale-ups: empresas criadas recentemente (startup) que já encontraram e experimentaram um modelo negócio e de criação de receitas, entrando numa fase de forte crescimento, geralmente com, pelo menos, dez trabalhadores e um crescimento sustentável superior a 20% do volume de negócios anual.
“Esta edição da Tech5 mostra o que há de melhor no mundo dos negócios. Apesar dos desafios dos últimos anos, os empreendedores europeus não podem ser abrandados. Temos visto emergir organizações verdadeiramente inspiradoras e que aportam uma grande mais-valia muito além do lado empresarial – e o Tech5 é isso mesmo. Estamos aqui para celebrar o crescimento, inovação, novas ideias e para mostrar ao mundo que a Europa é um chão fértil para start-ups e scale-ups”, explica a organização TNW.
A Tech5 conta com mais de 7 anos de funcionamento, escolhendo e premiando as startups europeias de crescimento mais rápido em função das suas receitas. Ao longo dos anos, a organização serviu como plataforma de lançamento de empresas como a Transferwise, Delivery Hero, Cabify, Foodpanda e Emma Mattress. Até à data, os finalistas desta competição conseguiram mais de 20.000 milhões de euros de financiamento. Este é o terceiro em que Portugal participa na competição.