A filha do meio do empresário Américo Amorim, Marta, 51 anos, sucedeu, em 2020, à irmã Paula na liderança dos negócios da família. Sendo uma das quatro acionistas da maior fortuna nacional, avaliada pela Forbes em 4,3 mil milhões de euros, a empresária gere um património que vai desde a participação da família na Galp à Corticeira Amorim, negócio que está na base do império. Licenciada em Administração e Gestão de Empresas, pela Universidade Católica Portuguesa, fez carreira sobretudo no setor bancário. Passou pelo Banco Nacional de Crédito, mais tarde denominado Banco Popular, que foi depois adquirido pelo Santander.
Marta Amorim, 51 anos, filha do meio de Américo Amorim, lidera os negócios da família, através do Grupo Amorim, holding que partilha com as irmãs e a mãe, Fernanda Ramos Amorim.
Casada com Nuno Barroca de Oliveira, vice-presidente do Conselho de Administração da Corticeira Amorim, tem dois filhos. É membro não executivo do Conselho de Administração da Galp desde 2016 e está ainda ligada a vários cargos nas empresas participadas do grupo.
A revista Forbes Portugal publicou o seu ranking na edição de Junho/Julho que está agora em banca.