Manuel Alfredo de Mello, filho de Jorge de Mello e neto do industrial Alfredo Silva – que fundou a CUF, também ascendente da família Guimarães de Mello – é o rosto mais visível dos negócios deste ramo familiar. Quando, nas nacionalizações do 25 de Abril, os negócios de Alfredo Silva se desmoronaram, a família reinventou-se e tentou recuperar o património que perdera.
A família Guimarães de Mello fez renascer a indústria química CUF, hoje Bondalti, e a família de Jorge de Mello investiu no setor agroalimentar, nascendo assim o grupo Nutrinveste. Atualmente, a holding familiar é um dos principais players mundiais a atuar no segmento dos azeites e óleos alimentares.
Com uma fortuna de cerca de 528 milhões de euros, a família de Manuel Alfredo de Mello, dona da Nutrinveste e da Sovena posiciona-se na 24º lugar da lista dos mais ricos da revista Forbes Portugal.
Presente em mais de 70 países, o grupo fatura qualquer coisa 1,1 mil milhões de euros. A Sovena Group, focada na produção do azeite, comercializa cerca de 200 mil toneladas de azeite por ano, exportando para mais de 70 países. Detém marcas como a Oliveira da Serra, a Andorinha e a Olivari. Já nos óleos vegetais é dona do Fula, do Vêgê e do Frigi, sendo fornecedora de marcas próprias de várias cadeias de distribuição. O grupo tem ainda 50% da Elaia, empresa que se dedica à plantação e exploração de olivais próprios ou arrendados, ao qual acumula a gestão de lagares.
Conheça aqui o top ten da lista da FORBES Portugal dos 50 portugueses mais ricos.