A família dona do grupo agroalimentar Valouro, sediado no concelho de Torres Vedras, continua a ver o seu património crescer, ano após ano. A avaliação da revista Forbes Portugal coloca a família Santos, liderada pelos gémeos António José e José António, na 29º posição do ranking nacional das maiores fortunas, atribuindo-lhe um valor de 475 milhões de euros, tendo esta subido uma posição face à lista de 2023. As rações e a avicultura continuam a ser o core business deste grupo que mantém a maioria do capital na família.
A origem da fortuna familiar remota a 1875, quando os antepassados dos atuais proprietários iniciaram um pequeno negócio de venda de aves na Praça da Figueira, em Lisboa. A família Santos comprava os animais vivos a pequenos produtores de quintas nos arredores de Lisboa, abatia-os e depenava-os para vender ao público.
Com uma riqueza que ascende aos 475 milhões de euros, a família Santos, dona do Grupo agroindustrial Valouro, está na 29º posição da lista de 2024 dos mais ricos da Forbes Portugal.
Ao longo das décadas o negócio foi sendo aperfeiçoado, e nos anos 60, já na mão dos atuais dirigentes, descendentes da família, surgiu o primeiro centro de abate, seguindo-se, aos poucos, a industrialização da atividade. Em abril de 1974 surgiu a Persuínos, e em 1978 a família avança para a construção da sua primeira fábrica, em Vale do Ouro, na Lourinhã, localização esta que lhe deu o nome de Valouro. A verticalização do negócio começou a desenhar-se nessa altura. Inaugurada em 1981, a fábrica de Rações Valouro, foi um dos investimentos mais bem sucedidos do grupo.
O Grupo Valouro já acumula 39 empresas
Atualmente é um dos maiores grupos agroindustriais em Portugal, aglomerando com 39 empresas em setores que vão desde a agricultura, às rações, passando pela produção, abate e transformação de aves, distribuição e comércio alimentar, transportes, produção de energia, produção de equipamentos industriais, seguros e turismo. Falamos de empresas como a Avibom, a Kilom, a Interaves, a Pinto Valoro, a Ovo D’ouro, entre tantas outras. Emprega, no seu conjunto, cerca de 2.200 colaboradores. A família é ainda proprietária da Herdade Daroeira, em Alvalade do Sado, no concelho de Santiago do Cacém, um complexo produtivo sustentável, com mais de 1.2590 hectares.
A revista Forbes Portugal lançou a sua lista na edição de dezembro/janeiro, agora em banca. Conheça também aqui a análise feita às maiores fortunas nacionais, a metodologia aplicada nas avaliações e também o top 10 das maiores fortunas nacionais.