Morreu António Ferreira Amorim, pai do presidente executivo da Corticeira Amorim

A Corticeira Amorim informou que faleceu, na noite de 14 de maio, António Ferreira Amorim, pai do atual presidente executivo do grupo António Rios de Amorim, e o último dos quatro irmãos da empresa que se dedica à transformação de produtos de cortiça.  Em comunicado, a que a FORBES teve acesso, o grupo refere que…
ebenhack/AP
António Ferreira Amorim, pai do atual CEO da Corticeira Amorim, faleceu aos 95 anos. O empresário era um dos irmãos de Américo Amorim com quem desenvolveu o grupo de transformação de cortiça.
Líderes

A Corticeira Amorim informou que faleceu, na noite de 14 de maio, António Ferreira Amorim, pai do atual presidente executivo do grupo António Rios de Amorim, e o último dos quatro irmãos da empresa que se dedica à transformação de produtos de cortiça.

 Em comunicado, a que a FORBES teve acesso, o grupo refere que “figura maior da terceira geração da Família Amorim, António Ferreira Amorim deixa-nos aos 95 anos de idade, legando-nos um exemplo de trabalho, determinação, coragem e responsabilidade”.

Na mesma nota pode ler-se que António Ferreira Amorim “dedicou, desde muito jovem, o seu trabalho ao desenvolvimento da atividade familiar de transformação da cortiça. Assumiu a responsabilidade pela produção e cedo se afirmou na liderança industrial, graças não só ao rigor e eficácia da sua gestão operacional, mas também à sua personalidade forte e cativante”.

E acrescenta que ao longo de mais de 70 anos de trabalho, o pai do CEO do grupo “contribuiu de forma relevante para a definição e execução da estratégia da Corticeira Amorim”.

O grupo salienta ainda que “a sua paixão era a cortiça e o montado, tendo sido precursor da implementação das melhores práticas de gestão e produção florestal, em perfeita simbiose com a natureza”.

António Ferreira de Amorim era reconhecido pela sua preocupação com as pessoas “com quem estabelecia uma relação de cumplicidade e respeito, fundamental para a produtividade, segurança e motivação profissional. A proximidade com as pessoas da produção era o que lhe dava mais satisfação”, sublinha a Corticeira Amorim no mesmo comunicado.

 António Ferreira Amorim, tio da empresária e que lidera a lista das 50 Mulheres Mais Poderosas nos Negócios, Paula Amorim, era o terceiro filho de Albertina e de Américo Alves Amorim, e foi um dos quatro irmãos (José, António, Américo e Joaquim) que desenvolveram a corticeira na década de 1950. Depois de ter terminado o serviço militar em Tavira começou a trabalhar no grupo em 1949. Estudou no Colégio S. Luís em Espinho e na Escola Académica do Porto.

O empresário, marido de Margarida Rios de Amorim, tinha três filhos: António Rios de Amorim (atual CEO do grupo), Cristina Rios de Amorim e Joana Rios de Amorim.

Na última lista da Forbes dos mais ricos de Portugal, António Ferreira de Amorim figurava como o 18º mais rico com uma riqueza avaliada em cerca de 790 milhões de euros, assente, sobretudo, na participação na Corticeira Amorim.

Mais Artigos