A Corticeira Amorim, liderada por António Rios de Amorim, filho de António Ferreira de Amorim, é o ativo mais importante deste ramo familiar. Irmão de Américo Amorim, António partilha com a cunhada, Maria Fernanda e as sobrinhas, Paula, Marta e Luísa Amorim, a maioria do capital da sociedade dispersa em bolsa desde 1988, através da holding Amorim Investimentos e Participações.
O empresário, de 95 anos, ainda acompanha, sempre que pode, o dia a dia da empresa. De todos os irmãos foi o que se envolveu mais com os colaboradores e com eles priva de perto. Tem três filhos, António, Cristina e Joana Rios de Amorim, presentes na condução dos negócios familiares. António Rios de Amorim é o presidente do Conselho de Administração e o presidente da Comissão Executiva, e Cristina Rios de Amorim é vogal do Conselho de Administração, vogal da Comissão Executiva e exerce ainda o cargo de CFO.
António Ferreira de Amorim, irmão do falecido Américo Amorim, tem uma riqueza avaliada pela FORBES Portugal em cerca de 790 milhões de euros e tem o seu património assente sobretudo na sua participação na Corticeira Amorim e imobiliário.
Com presença em quase todos os territórios, a empresa é líder mundial na transformação de cortiça. Atingiu pela primeira vez, em 2022, um volume de negócios que superou os mil milhões de euros. Na data escolhida para a avaliação, dia 2 de outubro, a empresa cotava a 9,79 euros. Tem atualmente uma capitalização bolsista de quase 1,3 mil milhões de euros.
Conheça aqui o top ten da lista da FORBES Portugal dos 50 portugueses mais ricos.