Maria Ramos, 64 anos, é uma empresária e executiva nacional, que reside, há vários anos, na África do Sul. Depois de uma brilhante carreira na banca, é nomeada, em 2020, presidente do conselho de administração da AngloGold Ashanti, uma empresa que atua na área da mineração de ouro, sobretudo, mas também de prata e cobre, dispersa em bolsa, e que tem uma capitalização bolsita superior a 8 mil milhões de euros. Com cerca de 32.500 trabalhadores, a AngloGold é uma das três maiores produtoras mundiais de ouro, e as suas operações abrangem 10 países em quatro continentes.
Maria Ramos é licenciada em Comércio, pela Universidade de Witwatersrand (Wits), em Comércio com Honras em Economia (Witts) e Mestre em Ciências da Economia pela Universidade de Londres (SOAS), e fez também carreira como docente universitária.
Anteriormente, Maria Ramos fora CEO do Absa Group Limited, anteriormente designado de Barclays África, no qual entrou em 2009, e sob a sua gestão o grupo foi adquirindo várias subsidiárias do Barclay’s Plc em África. Com um currículo profissional invejável, Maria Ramos, foi ainda diretora-geral do Tesouro Nacional da África do Sul, durante oito anos, tendo representado a África do Sul em várias instituições internacionais importantes. É licenciada em Comércio, pela Universidade de Witwatersrand (Wits), em Comércio com Honras em Economia (Witts) e Mestre em Ciências da Economia pela Universidade de Londres (SOAS), e fez também carreira como docente universitária. É membro e representante de diversas organizações em vários países do mundo.
A revista Forbes Portugal publicou o seu ranking na edição de Junho/Julho, que está agora em banca.