Com 80 anos festejados em janeiro deste ano, Maria Cândida Rocha e Silva é ainda um elemento ativo na gestão do Banco Carregosa, que nasceu em 2008 no Porto, tendo como ponto de partida uma sociedade de corretagem. Esta é uma instituição especializada em banca privada que tem cerca de 2,5 mil milhões de euros em ativos sob supervisão e conta com uma equipa de 150 especialistas.
O seu invejável percurso profissional na área da banca concede-lhe o quinto lugar da categoria de Banca e Finanças, no estudo de 2024 das Mulheres Mais Poderosas nos Negócios da Revista Forbes, agora em banca.
Com uma avaliação de 66 pontos, esta gestora nacional alcançou o top 5 das Mais Poderosas nos Negócios na categoria da Banca e Finanças, lista publicada pela revista Forbes Portugal.
A presidente do Conselho de Administração, que nasceu em Vila do Conde, iniciou a sua carreira na área financeira, num pequeno negócio que o pai adquirira numa companhia que negociava divisas, fundada no Porto em 1833. Licenciada em Filologia Românica, foi a primeira corretora oficial da Bolsa de Valores Portuguesa, tendo iniciado esta atividade em 1981. Foram vários os prémios e distinções que recebeu ao longo da sua carreira: em 2020, por exemplo, foi nomeada, pela União Europeia, como embaixadora da Rede Europeia de Empreendedorismo Feminino.
A avaliação da Forbes Portugal é feita com base em cinco critérios, pontuados de zero a 20, obtendo-se assim uma pontuação final para cada nome analisado: Fortuna, Poder de Decisão, Poder de Influência, Dimensão do Negócio e Empreendedorismo. Depois de pontuados, os nomes foram organizados pelas áreas de atividade em que mais se destacam, selecionando-se as cinco mulheres mais pontuadas de cada categoria.