Aos 74 anos, a filha do emblemático empresário do norte, Salvador Caetano, gere, com o seu marido, José Ramos, o império automóvel deixado pelo pai desde que este faleceu em 2011, avaliado em quase mil milhões de euros. Apesar de discreta e pouco mediática, Maria Angelina Ramos, é uma das empresárias Mais Poderosas nos Negócios em Portugal, estando este ano presente, com 72 pontos, no terceiro lugar da categoria de Indústria, no ranking elaborado pela Forbes Portugal.
Maria Angelina Ramos, acionista e administradora do grupo Salvador Caetano, é uma das mulheres Mais Poderosas nos negócios em Portugal, estando no terceiro lugar da categoria de Indústria do ranking elaborado pela Forbes Portugal.
A empresária é irmã de Ana Maria Caetano – que herdou outras áreas de negócios do pai, nomeadamente as participações da banca -, e de Salvador Acácio Caetano, falecido em 2022. Licenciada em Economia, casou cedo com José Ramos, engenheiro e CEO da Toyota Caetano e Caetano Bus, e tem dois filhos, ambos envolvidos na gestão da empresa familiar. Presente em 44 países e com mais de 8 mil colaboradores, o Grupo Salvador Caetano regista já uma faturação agregada de 3,7 mil milhões de euros. Dona do uma boa parcela do império automóvel, Maria Angelina é uma das mulheres mais ricas do nosso país, segundo a análise anual da Forbes Portugal.
A revista Forbes Portugal publicou o seu ranking das 55 Mulheres Mais Poderosas nos Negócios na edição de agosto/setembro. A avaliação da Forbes Portugal é feita com base em cinco critérios, pontuados de zero a 20, obtendo-se assim uma pontuação final para cada nome analisado: Fortuna, Poder de Decisão, Poder de Influência, Dimensão do Negócio e Empreendedorismo. Depois de pontuados, os nomes foram organizados pelas áreas de atividade em que mais se destacam, selecionando-se as cinco mulheres mais pontuadas de cada categoria.