Manuela Ferro é a quinta mais Poderosa nos Negócios e a primeira na banca

Natural de Lisboa, Manuela Veiga Ferro, Vice-presidente do Banco Mundial - Ásia e Pacífico, fez uma licenciatura em Engenharia Agronómica na Universidade de Lisboa, que completou em 1987, e um doutoramento em Economia Aplicada, na Universidade de Standford, área em que se especializou. Candidatou-se, em 1994, ao Banco Mundial e entre os 16 mil candidatos,…
ebenhack/AP
A Forbes Portugal acaba de lançar a lista das 50 Mulheres Mais Poderosas nos Negócios. Vamos dar a conhecer aqui o percurso profissional das 25 primeiras destacadas. Manuela Ferro ocupa a 5ª posição.
Líderes Listas Negócios

Natural de Lisboa, Manuela Veiga Ferro, Vice-presidente do Banco Mundial – Ásia e Pacífico, fez uma licenciatura em Engenharia Agronómica na Universidade de Lisboa, que completou em 1987, e um doutoramento em Economia Aplicada, na Universidade de Standford, área em que se especializou. Candidatou-se, em 1994, ao Banco Mundial e entre os 16 mil candidatos, acabou por conseguir entrar nas 35 vagas existentes. Fez carreira na instituição e chegou, em 2021, a vice-presidente para a região de Ásia e do Pacifico, atuando em 38 países, incluindo a China, Tailândia, Malásia, Filipinas, entre outros.

Casada com o professor e investigador belga, da Universidade de Jonhs Hopkins, Denis Wirtz, vive em Washington, nos Estados Unidos, há vários anos.

O portfolio de operações do Banco Mundial nesta região ascende a cerca de 150 mil milhões de dólares, sendo que financiou, em 2021, projetos no valor de 7 mil milhões de dólares. Nos quatro anos anteriores foi vice-presidente responsável pela área da política operacional do Banco Mundial, gerindo o programa de apoio durante a pandemia.

Casada com o professor e investigador belga, da Universidade de Jonhs Hopkins, Denis Wirtz, vive em Washington, nos Estados Unidos, há vários anos. Afirma que não põe de parte voltar a Portugal e mudar de vida. 

A revista Forbes Portugal publicou o seu ranking na edição de Junho/Julho, que está agora em banca.

Mais Artigos