Nasceu na Covilhã, mas fez do mundo a sua casa. Verde, se possível. Aos 47 anos, Mafalda Duarte, mãe de três filhos, gere, desde agosto do ano passado, os destinos Fundo Verde para o Clima, o principal instrumento para o financiamento climático no quadro do Acordo de Paris, assinado por 194 países.
Criado pela Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC), este instrumento visa apoiar uma mudança de paradigma na resposta global às mudanças climáticas, alocando recursos para projetos e programas de baixa emissão e resilientes ao clima nos países em desenvolvimento
Esta portuguesa que se destacou a nível mundial, assumiu o cargo de diretora executiva desta organização e tem em mãos a responsabilidade de gerir mais de 42 mil milhões de dólares em projetos, a nível mundial, com impacto positivo na ação climática e na transição energética. Está entre as 10 Portuguesas Mais Poderosas do Negócios, lista da Forbes Portugal publicada na edição agora em banca.
Mafalda Duarte é distinguida, pelo segundo ano consecutivo, como uma das Mais Poderosas nos Negócios, liderando a categoria de Responsabilidade Social e Sustentabilidade, com 83 pontos.
Para a sua formação académica optou por realizar o curso de Relações Internacionais e depois de fazer mestrados no Reino Unido e nos Estados Unidos, a carreira internacional foi a sua principal aposta. Antes de assumir a liderança do Fundo Verde já estava ligada às preocupações ambientais, como CEO dos Fundos Climáticos de Investimento, do Banco Mundial, tendo sido até apontada como uma das opções para liderar este banco.
É requisitada em todo o mundo para palestras e conferências sobre finanças na área climática, pois a sua experiência no setor é muito relevante: passou por vários países e projetos em que implementou investimentos em energias verdes. O maior parque solar do mundo, situado na Índia, e a primeira produção geotérmica da América do Sul foram projetos realizados sob a sua liderança.
A avaliação da Forbes Portugal é feita com base em cinco critérios, pontuados de zero a 20, obtendo-se assim uma pontuação final para cada nome analisado: Fortuna, Poder de Decisão, Poder de Influência, Dimensão do Negócio e Empreendedorismo. Depois de pontuados, os nomes foram organizados pelas áreas de atividade em que mais se destacam, selecionando-se as cinco mulheres mais pontuadas de cada categoria.