Madalena Cascais Tomé, administradora executiva da SIBS, foi reconduzida com presidente da Comissão Executiva, após a Assembleia Geral do grupo ter elegido os novos órgãos sociais para o triénio 2024-2026. Vítor Fernandes mantém-se como chairman da empresa.
Com cerca de 40 anos de história, a SIBS é uma fornecedora de serviços financeiros na área dos pagamentos, com mais de 150 milhões de utilizadores em quatro continentes. É responsável pela gestão das redes de multibanco, nos seus múltiplos canais, é assegura, entre outras funções, o processamento de mais de 10 mil milhões de transações por ano.
A nova comissão executiva passou a contar com cinco elementos, pois foi reforçada com a entrada de Teresa Mesquita, quadro da empresa, e Rui Mendonça Lima, que integra agora a SIBS. Helder Neves, atual Chief Financial Officer (CFO) e Ricardo Madeira, Chief Tecnology Officer (CTO), mantém-se como administradores executivos.
Madalena Cascais Tomé, licenciada em Matemáticas Aplicadas, curso que completou em 1999, no ISEG – Instituto Superior de Gestão e Economia, está na liderança da SIBS desde 2015. Reconhecida como uma das 25 mulheres na liderança da tecnologia na Europa, foi destacada o ano passado pela revista Forbes como uma das mais poderosas nos negócios, estando colocada na 27º posição da lista.
Reforçar a aposta na inovação e no crescimento
“É com enorme satisfação e sentido de compromisso que assumo a responsabilidade da liderança executiva do Grupo SIBS neste novo triénio. Agradeço aos acionistas a confiança para dar continuidade a um projeto ambicioso de inovação, crescimento, e aposta no papel da SIBS como motor de digitalização nos mercados onde opera”, refere esta gestora, em comunicado. Explica ainda que o reforço da Comissão Executiva tem como principal objetivo garantir mais foco nestes três pilares fundamentais para a SIBS, com vista a acelerar a sua trajetória de crescimento como parceiro de pagamentos e player de referência europeu.
Relativamente aos novos elementos da comissão, os seus percursos acumulam mais de 20 anos de experiência profissional. Teresa Mesquita entrou na SIBS há 20 anos, na qual assumiu diversas funções nomeadamente nas áreas de desenvolvimento de soluções e serviços de pagamentos. Nesse contexto, colabora com diversos fóruns nacionais e internacionais, nomeadamente integrou o Market Advisory Group for a Digital Euro do Banco Central Europeu.
Também Rui Mendonça Lima, que tem uma carreira profissional de 22 anos com experiência no setor financeiro, vem da fintech Finsolutia, na qual liderava o projeto de internacionalização.