Leonor Beleza, a poderosa que gere a Fundação Champalimaud

É inquestionável o poder de Leonor Beleza, 77 anos, em Portugal, embora mais no parâmetro da influência do que propriamente no critério da dimensão dos negócios. Assim, e por esse motivo, a presidente da Fundação Champalimaud está um pouco mais abaixo na lista da Forbes Portugal, quando comparada com outras executivas que gerem milhões e…
ebenhack/AP
Leonor Beleza está novamente na lista das 50 Mais Poderosas nos Negócios da Forbes Portugal. Com um total de 79 pontos, a gestora qualificou-se no 14º lugar do ranking de 2025, subindo de posição face aos anos anteriores.
Forbes Women Listas

É inquestionável o poder de Leonor Beleza, 77 anos, em Portugal, embora mais no parâmetro da influência do que propriamente no critério da dimensão dos negócios. Assim, e por esse motivo, a presidente da Fundação Champalimaud está um pouco mais abaixo na lista da Forbes Portugal, quando comparada com outras executivas que gerem milhões e milhões de volume de negócios e equipas de milhares de pessoas. Mesmo assim, com 79 pontos em 100 – ver metodologia em baixo – está posicionada no 14º lugar da lista de 2025 das 50 Mais Poderosas nos Negócios da Forbes Portugal.

Natural do Porto, é licenciada em Direito e fez a sua carreira sobretudo na área política. Foi Secretária de Estado da Presidência do Conselho de Ministros, Secretária de Estado da Segurança Social e Ministra da Saúde. Estava como presidente do Conselho de Jurisdição Nacional do PSD quando assumiu o cargo da Fundação Champalimaud, em 2004, a convite do próprio António Champalimaud, que lhe atribuiu a gestão de uma doação de 500 milhões de euros. A fundação é reconhecida internacionalmente pelas suas competências ao nível da investigação e tratamento na área da oncologia, bem como na área da neuropsiquiatria.

Leonor Beleza, presidente da Fundação Champalimaud, continua a subir na lista das gestoras Mais Poderosas nos Negócios da revista Forbes Portugal. Ocupa, em 2025, a 14º posição do ranking nacional, com uma avaliação total de 79 pontos.

Leonor Beleza voltou à política ativa no final do ano passado, quando Luís Montenegro a apresentou como vice-presidente do PSD no 42º Congresso, que decorreu em Braga, sucedendo a Paulo Rangel. Distinguida pela revista Forbes com o prémio carreira, em 2023, a distinção My Forbes, disse, no seu discurso de agradecimento que “De certa maneira estou na Fundação Champalimaud porque há uns tempos tive um emprego, que foi o pior que tive na vida, o de ser ministra da Saúde. Porém, por causa disso, alguém se lembrou de me colocar no sítio onde estou hoje”, referindo-se ao convite de António Champalimaud.

Metodologia do ranking as 50 Mulheres Mais Poderosas nos Negócios

 O ranking das mulheres portuguesas com mais poder nos negócios, dentro e fora de fronteiras, é elaborado com base numa avaliação de centenas de empresas das quais são retirados mais os nomes de CEO, diretoras-gerais, administradoras, acionistas e empreendedoras. A Forbes Portugal analisou mais de 150 nomes para poder pontuar e chegar assim a uma lista final. No caso de empate, foram atribuídos meios pontos, ou subindo ou descendo em comparação com as pares.

A Forbes Portugal analisou mais de 150 nomes para poder pontuar e chegar assim a uma lista final.

A avaliação é feita com base em cinco critérios, pontuados de zero a 20: Fortuna, pessoal ou familiar; Poder de Decisão – se é CEO, presidente do Conselho de Administração, administradora ou acionista -; Poder de Influência, ou seja a sua projeção fora da empresa, seja em programas de responsabilidade social e cívica em que se envolve, seja associações em que participa, artigos que escreve e participação ativa nas redes sociais (sobretudo Linkedin); Dimensão do negócio – se são grandes negócios internacionais, em que países estão presentes, qual a área geográfica de ação;  e, por fim, pelo seu Empreendedorismo, se apenas fez carreira numa área, ou se envolveu na criação de empresas.

Mais Artigos