Quando ainda falta apurar os votos do círculo da emigração “Europa” e “Fora da Europa” (que valem quatro deputados) estas são as 10 ideias essenciais das Legislativas 2022:
- PS conquista maioria absoluta. Votação socialista superou os votos conseguidos em 2019 e em 2015. António Costa será indigitado pelo Presidente da República para formar Governo.
- Apesar de PSD ter conseguido melhorar a votação de 2019, diferença de votos entre PSD e PS aumentou face a 2019. PSD só por três vezes obteve menos votos do que agora. Rui Rio deixou aberta a possibilidade de sair como líder.
- Chega passa a terceira força política, com 12 deputados.
- Iniciativa Liberal passa a quarta força política. Da estreia em 2019 com 1,29% dos votos e um deputado passou agora para 4,98%, conquistado oito deputados.
- Bloco de Esquerda cai de forma abrupta, de 19 para 5 deputados.
- CDU sofre revés também, passando de 12 para 6 deputados.
- PAN elegeu apenas um deputado. Tinha eleito quatro em 2019.
- Partido Livre repete eleição de um deputado.
- CDS desapareceu da representação parlamentar, não elegendo qualquer deputado. O presidente do partido, Francisco Rodrigues dos Santos, anunciou a demissão.
- Abstenção desceu, um dado significativo dado estarmos em plena pandemia, com cerca de 800 mil eleitores em isolamento. Taxa de abstenção recuou para 42%.
Resultados oficiais das Eleições Legislativas 2022.