O piloto britânico Lando Norris venceu o Grande Prémio de Abu Dhabi de Fórmula 1, última prova da temporada, e entregou o título de construtores à McLaren 26 anos depois da última conquista.
Norris, que partiu da ‘pole position’ e dominou toda a corrida, bateu o espanhol Carlos Sainz (Ferrari), segundo classificado, por 5,832 segundos, e o monegasco Charles Leclerc (Ferrari), terceiro, por 31,928.
Com estes resultados, a McLaren confirmou o título de construtores, que não conquistava desde 1998, impondo-se outra vez à Ferrari, como na altura, enquanto o neerlandês Max Verstappen (Red Bull), sexto na última corrida, já tinha conquistado antecipadamente o título de pilotos pela quarta vez seguida.
O Grande Prémio de Abu Dhabi coloca um ponto final da temporada 2024 da Fórmula 1. No próximo ano, a categoria-rainha regressa com várias mudanças na grelha. A maior de todas: Lewis Hamilton vai vestir as cores da Ferrari, depois de terminar uma das parcerias mais bem sucedidas da história do desporto com a Mercedes.
Com as várias mudanças ao longo do ano, a grelha já parecia estar completa, mas um rumor de última hora deixou em aberto a possibilidade de Sergio Pérez sair da Red Bull. O lugar podes vir a ser ocupado por Carlos Sainz, que assinou pela Williams, o que provocaria ainda outra mudança. A Fórmula 1 vai de férias, mas com certeza haverão muitas novidades pelo caminho.
(Com Lusa)