Jeff Bezos, a segunda pessoa mais rica do mundo doou 100 milhões de dólares (88 milhões de euros) para a fundação do ex-presidente dos EUA, Barack Obama.
Esta oferta de Bezos é a maior contribuição individual que a Fundação Obama já recebeu, tendo sido entregue em homenagem ao falecido congressista John Lewis (1940-2020), ícone dos direitos civis, e para ajudar a expandir o alcance da fundação. Como parte da dádiva, Bezos pediu que a praça no Centro Presidencial Obama, atualmente em construção em Chicago, se chame John Lewis Plaza.
“Os lutadores pela liberdade merecem um lugar especial no panteão dos heróis, e não consigo pensar numa pessoa mais adequada para homenagear com este presente do que John Lewis, um grande líder americano e um homem de extraordinária decência e coragem”, disse Bezos: “Estou emocionado em apoiar o Presidente e a Sra. Obama e a sua Fundação na sua missão de treinar e inspirar os líderes de amanhã”.
A Fundação Obama usará o dinheiro para “expandir o alvo” do trabalho da fundação com foco na liderança, incluindo a Fundação “Girls Opportunity Alliance”, “My Brother’s Keeper” e o “Programa de Líderes Globais”.
Courtney Williams, diretora de comunicações da Fundação Obama, esclareceu que a oferta dos 100 milhões de dólares (88 milhões de euros) será em dinheiro e não em ações da Amazon.
Bezos não se ficou, aliás, por aqui e a sua família passou, igualmente, um cheque no valor de 166 milhões de dólares (147 milhões de euros) para o Hospital NYU Langone, em Brooklyn. A doação não veio da Bezos Family Foundation (que tem 88 milhões de dólares em ativos no final de 2019), mas sim diretamente da família.
Desde que deixou o cargo de CEO da Amazon em julho, Bezos fez uma série de doações e promessas. Apenas neste mês, Bezos ofereceu 39.579 ações da Amazon no valor de cerca de 144 milhões de dólares (128 milhões de euros) para organizações sem fins lucrativos, de acordo com os arquivos da Securities and Exchange Commission, a Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos.
Na semana passada, ele doou 100 milhões de dólares (88 milhões de euros) para organizações que ajudam famílias sem-abrigo através do Bezos Day One Fund, que ele começou em 2018 com um compromisso de dois mil milhões de dólares com a sua então esposa, MacKenzie Scott.
Após regressar da sua breve incursão no espaço durante o verão, Bezos prometeu 100 milhões de dólares (88 milhões de euros) ao chef José Andrés e outros 100 milhões de dólares (88 milhões de euros) ao comentador político Van Jones, prometendo outros 200 milhões de dólares (177 milhões de euros) ao Museu Nacional do Ar e Espaço do Smithsonian Institution.
Ou seja, feitas as contas este ano, Bezos doou este ano 910 milhões de dólares, algo como 806 milhões de euros.
Apesar de toda esta generosidade, Bezos doou menos de 1% do seu património líquido total, de acordo com estimativas da Forbes, não tendo assinado o Giving Pledge, um compromisso de doar a maior parte da sua riqueza para causas de caridade.
A Forbes estima o património líquido de Jeff Bezos em cerca de 207 mil milhões de dólares (183 mil milhões de euros). Isso coloca-o cerca de 100 mil milhões de dólares (88 mil milhões de euros) atrás de Elon Musk, que “vale” cerca de 307 mil milhões de dólares, cerca d 272 mil milhões de euros.