O Reverso é conhecido na relojoaria como uma tela para expressão artística e, em 2023, a Jaeger-LeCoultre apresenta o Reverso Hybris Artistica Calibre 179. Esta expressão artística do Calibre 179 combina a inovação técnica do turbilhão multieixos característico desta marca relojoeira com o melhor trabalho artesanal artístico, aproveitando as habilidades dos artesãos de Métiers Rares da manufatura.
Engenhosidade mecânica
Representando sofisticação mecânica, o Calibre 179 apresenta a quarta evolução do turbilhão multieixos, desenvolvido pelos engenheiros da Jaeger-LeCoultre especificamente para o Reverso.
A exigência de que o mecanismo regulador deveria ser integrado num movimento de forma para seguir os contornos da caixa Reverso retangular e suficientemente fino para ser confortável no pulso, tornou esta façanha da engenharia ainda mais notável.
O Calibre 179 é ainda um movimento Duoface, pelo que exibe um fuso horário diferente em cada mostrador, bem como um indicador de 24 horas para o segundo fuso horário no mostrador que fica no verso da caixa.
“Visualmente fascinante de se observar enquanto gira em torno dos seus eixos gémeos, a estrutura do Gyrotourbillon é altamente complexa”, refere a Jaeger-LeCoultre, explicando que “com um total de 123 componentes, compreende uma gaiola em titânio ultraleve e um movimento periférico montado sobre rolamentos de esferas; esses dois elementos giram perpendicularmente entre si em diferentes velocidades. A gaiola interna do turbilhão roda 360 graus a cada 16 segundos e o movimento periférico faz uma rotação completa uma vez por minuto; este movimento periférico também oferece a função de pequenos segundos, indicando os segundos num anel que circunda a abertura do turbilhão”.
Ancorado na paleta de cores do Reverso Hybris Artistica Calibre 179 e criando um contraste com a caixa em ouro rosa, a laca azul-escura também foi adotada nos mostradores da frente e do verso do relógio.
Com o seu movimento Duoface de dois lados, este Reverso acaba por ter duas personalidades distintas. No mostrador da frente, numa subtil alusão aos padrões geométricos da Art Déco que determinaram o design original do Reverso, uma fina estrutura de linhas douradas contrasta com o fundo em laca azul e complementa o degradé azul-escuro do mostrador lacado das horas.
No mostrador do verso, a laca azul foi aplicada no fino rendilhado do anel esqueletizado das horas-minutos e nas suas pontes de suporte, destacando o contraste com os tons dourados de vários componentes do movimento e a textura prateada suave do microjateamento.
A decoração no mostrador do verso é um casamento entre tecnologia e tradição, com esqueletização a laser complementada por biselamento e laca aplicada à mão.
O interior da base da caixa do Reverso é decorado com um padrão de efeito raiado gravado que irradia do disco de laca azul. Com as suas fortes linhas Art Déco, a caixa surge como um contraste para com a intrincada decoração dos dois mostradores do Reverso Hybris Artistica Calibre 179.
Composto por 382 componentes, incluindo um Gyrotourbillon, um movimento tão complexo como o Calibre 179 requer uma caixa de tamanho generoso. No entanto, com uma espessura total de 13,63 mm e terminais recém-reconfigurados e refinados, o Reverso Hybris Artistica Calibre 179 foi projetado para ser elegante e fácil de usar.
Deste relógio serão feitas apenas 10 peças, nao tendo sido adiantados valores.