Isabel Furtado, 62 anos, pertence à terceira geração dos fundadores da Têxteis Manuel Gonçalves, atual Grupo TMG. Carismática e com currículo internacional, está ligada à gestão do grupo do norte há mais de 20 anos, sendo um dos rostos mais mediáticos na indústria nacional. A revista Forbes Portugal colocou-a novamente na sua lista anual das mulheres portuguesas Mais Poderosas nos Negócios, ficando este ano, com uma avaliação total de 67 pontos, na quarta posição da categoria de Indústria.
A gestora, neta do fundador deste grupo têxtil, que nasceu em 1937, estudou fora de Portugal, tendo frequentado o ensino básico em Toronto, no Canadá e o secundário em Inglaterra. Completou, mais tarde, a sua licenciatura em Economia na Universidade de Manchester. Entrou para a empresa familiar no ano 2000, como responsável pela área da Qualidade e está, desde 2008, como CEO da TMG Automotive, a área do grupo dedicada ao setor automóvel e aos têxteis mais inovadores.
Com um total de 67 pontos, Isabel Furtado está este ano colocada na quarta posição da categoria de Indústria do ranking das portuguesas Mais Poderosas nos Negócios da Forbes Portugal.
O grupo TMG emprega cerca de 1.400 trabalhadores, mais de metade dos quais na área automóvel. A TMG Automotive fabrica material têxtil e outros revestimentos para o interior de automóveis de mais de 20 marcas, entre elas a Toyota, a BMW, a Mercedes e a Porsche, exportando a totalidade da sua produção. Ativa na economia nacional, Isabel Furtado foi ainda presidente da direção da COTEC Portugal, e em julho de 2019 recebeu o Prémio Dona Antónia, de Consagração da Carreira.
A revista Forbes Portugal publicou o seu ranking das 55 Mulheres Mais Poderosas nos Negócios na edição de agosto/setembro. A avaliação da Forbes Portugal é feita com base em cinco critérios, pontuados de zero a 20, obtendo-se assim uma pontuação final para cada nome analisado: Fortuna, Poder de Decisão, Poder de Influência, Dimensão do Negócio e Empreendedorismo. Depois de pontuados, os nomes foram organizados pelas áreas de atividade em que mais se destacam, selecionando-se as cinco mulheres mais pontuadas de cada categoria.