A MOVA Seguros é uma plataforma de mediação de seguros que foi lançada no mercado português, para apostar numa maior personalização das apólices e coberturas para particulares e empresas.
Fundada por João Valente e Paulo Montez, a plataforma conta já com 12 milhões de euros em carteira e os seus objetivos para 2023 passam pelo crescimento de 100% no ramo não-vida e 20% no ramo vida.
Paulo Montez, cofundador da MOVA, explica que a ideia “passou por desenharmos uma experiência em que a pessoa sentisse que o seu plano de seguros lhe estava a ser feito como um fato no alfaiate; afinal, os seguros são para o cliente. Aderindo à nossa missão de simplificação do setor, acreditamos que fornecer até três opções satisfaz a esmagadora maioria das necessidades apresentadas. Sem custos extra, e guiando-nos também pela nossa vontade de passar conhecimento a quem nos escolhe, o cliente pode sempre, a qualquer momento, ativar o nosso serviço de consultoria especializada”.
Como é que esta plataforma se diferencia das mediadoras de seguros tradicionais?
Paulo Montez: O nosso objetivo com a fundação da MOVA passou por construir uma plataforma que faça a conciliação entre a distribuição tradicional de seguros com o digital. O movimento que surgiu na banca com as fintech está a ser imitado no setor segurador; seguirmos o mesmo percurso era inevitável. É verdade que os desafios serão certamente maiores, até porque há um lapso tecnológico entre estas duas indústrias que só recentemente começou a ser colmatado. A MOVA aparece nesse sentido: o cliente merecia ter uma plataforma que o ajude a ter uma gestão mais fácil, intuitiva e eficiente da sua carteira de seguros, ao mesmo tempo que pode ver, simular, e contratar tudo no mesmo sítio, em qualquer dispositivo; o nosso foco é em distribuir seguros de forma independente e eficaz, oferecendo o produto mais adequado às necessidades de cada cliente, como um fato feito à sua medida – gostamos de dizer que somos os alfaiates dos seguros.
“O movimento que surgiu na banca com as fintech está a ser imitado no setor segurador; seguirmos o mesmo percurso era inevitável”
Quem são os vossos clientes? Que perfil têm?
Os nossos seguros são vocacionados tanto para particulares como para empresas, resultando numa ampla gama de clientes e contando já com 12 milhões de euros em carteira. Apesar de termos uma amostra maior em termos corporativos e de indivíduos numa faixa etária acima dos 35 anos, queremos também fazer ver às camadas mais jovens os benefícios de assegurar a sua vida, sobretudo, por exemplo, ao nível do PPR quando entram no mercado de trabalho.
Quais têm maior peso: empresas ou particulares?
Em termos de distribuição, as empresas representam 15% da nossa carteira de seguros. Para 2023, a aposta é crescer no segmento empresas, principalmente em determinados segmentos que acreditamos terem um potencial de crescimento relevante.
“Para 2023, a aposta é crescer no segmento empresas, que representa neste momento 15% da nossa carteira”
Que tipo de empresas vos procuram e que seguros contratam?
Temos uma ampla gama de produtos para todos os tipos de clientes, mas ao nível corporativo servimos mais empresas da área de consultoria. O primeiro contacto é imediatamente feito ao nível pessoal, para que possamos compreender as reais necessidades da empresa. A partir daí, procuramos as soluções ideais para proteger os riscos operacionais, otimizarmos a atividade fiscal e salvaguardarmos tanto os seus investimentos como os seus recursos humanos; um dos mais frequentemente contratado tem sido o de riscos cibernéticos, que vemos como essencial para qualquer corporação atual.
Têm contratos com todas as seguradoras?
Temos neste momento um leque considerável, sendo que já oferecemos produtos de 10 seguradoras diferentes; são parceiros com os quais mais de perto trabalhamos, com produtos nos quais acreditamos, e é com este leque que atualmente conseguimos comparar as melhores coberturas do mercado, e dar ao cliente apenas a solução que efetivamente precisa.
Temos um trabalho constante de revisão das parcerias que temos em carteira: ou para encontrar as melhores soluções para os nossos clientes ou porque pensamos ser importante juntar determinada Seguradora ao nosso portefólio.
Quais os seguros que podem ser contratados através desta plataforma?
Os nossos clientes podem desfrutar de uma panóplia vasta de seguros, desde o seguro de vida, de saúde e automóvel, ao seguro para os nossos fiéis companheiros de estimação; e claro, sem esquecer os planos de poupança e reforma. A acrescentar, lançámos recentemente uma funcionalidade que cremos ser um fator verdadeiramente diferenciador no mercado: o nosso Vault, cuja “magia” é estabelecer um elo próximo com o cliente, onde este se pode manter informado das suas apólices e geri-las diretamente, sejam contratadas através da MOVA Seguros ou por outra mediação ou seguradora. Aqui, o nosso conceito foi pegar em algo comumente associado à segurança e ao setor financeiro, o cofre, e convertê-lo numa ferramenta, simples e cómoda, ao alcance de todos os que se registem na nossa plataforma. No entanto, este trabalho não fica apenas nas mãos dos nossos clientes. Em todos os momentos, temos uma equipa dedicada em encontrar a solução que os nossos clientes procuram. Claro que a última palavra é deles, mas contam sempre com o nosso apoio.
“A introdução do nosso Vault vem acrescentar a possibilidade de acesso a todas as apólices de uma pessoa num só lugar”
Qual é a proposta de valor da MOVA Seguros? O que diriam para convencer alguém a subscrever uma apólice através da MOVA Seguros?
A MOVA é uma plataforma completa, que aposta na transparência e em princípios éticos, colocando sempre as necessidades do cliente em primeiro lugar. O algoritmo recomenda as mais adequadas opções de produtos dentro do nosso leque multimarca, com soluções para todas as necessidades, entre a oferta de valor e o que é pretendido ou necessário. Esta nossa independência, aliada à facilidade de contratação digital e ainda a uma equipa disponível em horário alargado para um acompanhamento personalizado, são os pilares que moldam a nossa atividade.
Ademais, a introdução do nosso Vault vem acrescentar a possibilidade de acesso a todas as apólices de uma pessoa num só lugar; por fim, para além de assegurarmos que os nossos clientes sabem o que estão a contratar, qualquer pessoa que subscreva connosco poderá aproveitar o nosso programa de benefícios e recompensas. Vendemos confiança embrulhada em apólices.
Referem que a vossa aposta é em seguros personalizados. Isso significa seguros mais caros?
Valorizamos a qualidade na subscrição de seguros, pelo que a plataforma tem apenas em conta o melhor para o cliente; somos da opinião e sabemos que nem sempre a personalização significa maior preço. O cálculo da melhor apólice é feito em função dos dados fornecidos pelo cliente, e posteriormente, vamos encontrar aquelas que são as melhores opções de plano de seguros – poderão ser apresentadas até três ao cliente, sendo que todas asseguram a cobertura mínima das necessidades apresentadas.
O vosso rendimento resulta de uma comissão por cada contrato assinado? Qual a percentagem?
O nosso rendimento é pago pelas seguradoras, e sim incide sobre cada contrato/apólice. O cliente não está a pagar um extra pelo nosso serviço.
Quais são as ambições da empresa para 2023 e 2024?
Quanto às nossas metas para 2023, o nosso objetivo passa por atingir os 10 mil registos no Vault, bem como crescer 50% em clientes particulares e duplicar o número de empresas que servimos. A nossa missão é estar ao lado dos portugueses, garantindo a sua proteção, e estamos determinados em continuar a oferecer-lhes a melhor experiência possível, adaptando os nossos serviços para atender às necessidades de cada pessoa. Sabemos que não estamos a passar por um período particularmente fácil, no que diz respeito à economia nacional, e como tal, queremos assegurar que mesmo diante dos desafios, oferecemos um nível de proteção que proporciona segurança em todas as circunstâncias. Falando de forma mais objetiva, queremos aumentar significativamente o volume de negócios no ramo não-vida e as nossas perspetivas são igualmente promissoras no ramo de vida, com uma estimativa de crescimento na casa dos 20%. Quanto a 2024, ambicionamos manter a trajetória e cimentarmos a nossa posição no setor ao nível nacional bem como a expansão internacional.
“Estamos em condições de dar aos nossos clientes soluções 360, seja em que ramos for”
O crescimento que esperam ter no ramo não-vida é muito superior ao do ramo vida. Isso deve-se a quê?
A nossa trajetória sempre foi vocacionada para o ramo Vida, foi aqui que começámos a nossa ligação ao setor segurador. Se queremos manter esse aspeto do nosso ADN bem vivo, também queremos crescer e oferecer mais e melhores soluções aos nossos clientes. Assim, acreditamos que há muito espaço para trabalhar no ramo Não Vida. Estamos em condições de dar aos nossos clientes soluções 360, seja em que ramos for, tornando-nos consultores para todos os momentos e aspetos do seu quotidiano.
Em termos de financiamento, como é que a empresa tem sido financiada até agora?
Até ao presente momento, somos financiados exclusivamente através de capital próprio, tornando-nos 100% independentes, o que nos permite direcionar para um crescimento sustentável da nossa plataforma e oferta de serviços. Acreditamos que, para já, o autofinanciamento nos dá mais liberdade nas decisões e operações do dia a dia. Não estamos pressionados para obter determinados resultados. O nosso foco é o cliente e a sua experiência.
Há planos para aumentar o vosso capital e obterem financiamento?
A nossa grande missão passa por continuar a revolucionar a imagem associada ao tradicionalismo e complexidade do setor segurador – queremos “desempoeirar” e descomplicar a sua reputação com modernidade e inovação, fincando a importância de um modelo phygital, que acreditamos ser o melhor compromisso neste momento para o que se avizinha para esta indústria. Não sabemos o que o futuro nos reserva, mas para já não temos planos de ir ao mercado procurar financiamento.