A OutSystems, especialistas em desenvolvimento de aplicações low-code de alta performance, e a Talkdesk mantêm-se como as únicas empresas portuguesas a figurar na lista Forbes 2023 Cloud 100, o ranking das 100 principais empresas de núvem privadas do mundo, publicada pela Forbes em parceria com a Bessemer Venture Partners e a Salesforce Ventures.
“Os líderes de TI estão sob uma imensa pressão para construir software personalizado que impulsione seus negócios e lhes dê uma vantagem competitiva. Escolher a plataforma de desenvolvimento certa pode fazer toda a diferença”, afirma Paulo Rosado, fundador e CEO da OutSystems.
“O reconhecimento da The Cloud 100 pelo terceiro ano consecutivo destaca o valor da nossa plataforma, a confiança dos nossos clientes e a importância das aplicações cloud-native, que podem mudar a estratégia de inovação de qualquer organização. Mostra, em particular, que a nossa liderança de longa data e a visão para o low-code, automação e desenvolvimento baseado em IA generativa, abrangendo todo o ciclo de vida da aplicação — desde a criação inicial da app até à sua publicação, entrega e manutenção ao longo do tempo — estão a ter impacto no mercado e vão redefinir a categoria do desenvolvimento de aplicações cloud-native.”
A The Cloud 100 analisa, anualmente, centenas de submissões de startups e empresas de núvem privadas. O processo de avaliação deste renking inclui a classificação das empresas com base em quatro fatores: liderança de mercado (35%), avaliação estimada (30%), métricas operacionais (20%) e pessoas e cultura (15%). Para a liderança de mercado, a The Cloud 100 conta com a colaboração de um painel de jurados composto por CEO de empresas de núvem públicas, que ajudam na avaliação e classificação dos seus pares em empresas privadas.
“As empresas da lista The Cloud 100 representam as melhores e mais promissoras empresas privadas neste setor tecnológico crucial”, declara Kenrick Cai, editor da The Cloud 100 da Forbes.
“As empresas deste ano tiveram que reagir rapidamente ao impacto abrangente da IA, enquanto lidavam com um recuo do mercado. A sua resiliência coloca-as numa categoria de elite. Parabéns a cada um dos homenageados da The Cloud 100 2023 e às 20 Rising Stars que estão a revelar o seu potencial inicial para um dia se juntarem aos seus pares”, afirma Kenrick Cai, editor da The Cloud 100 da Forbes.
“A lista Cloud 100 deste ano é uma das mais dinâmicas da história. Enquanto a indústria enfrentava desafios macroeconómicos, os vencedores da Cloud 100 2023 mostraram a inovação e a resiliência da economia da cloud, e a combinação de crescimento e eficiência que comprovam o poder do modelo de negócio da cloud. Prevê-se que 95% dos homenageados venham a atingir o status de Centauro – $100 milhões de receita anual recorrente – até ao final do ano”, afirma Mary D’Onofrio, Partner na Bessemer Venture Partners. “É ainda mais empolgante ver tantos homenageados na vanguarda da revolução da IA, que acreditamos que continuará a transformar a cloud e a impulsionar a próxima onda de crescimento para muitos dos vencedores deste ano.”
“No último ano, a nossa indústria deu um salto geracional em inovação e, com a IA a liderar o caminho, estamos a testemunhar uma das mudanças de plataforma mais importantes em décadas”, aponta Paul Drews, Managing Partner da Salesforce Ventures.
“A lista The Cloud 100 representa os melhores dos melhores e nunca estivemos tão entusiasmados com o que o futuro reserva, não apenas para a cloud, mas para toda a indústria de tecnologia. Estamos orgulhosos do que estes fundadores e suas comunidades já conquistaram e estamos expectantes para ver como vão continuar a transformar a indústria no futuro”, diz Paul Drews, Managing Partner da Salesforce Ventures.