O Grupo Jumeirah Hotels and Resorts, detentor do icónico Burj Al Arab, no Dubai, abriu mais de uma centena de vagas para estágios de finalistas das licenciaturas e estudantes dos mestrados da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril. Os estágios têm a duração de seis meses.
As propostas do grupo que pertence ao Sheik Mohammed bin Rashid Al Maktoum – primeiro-ministro e vice-presidente dos Emirados Árabes Unidos (EAU) – incidem sobre as unidades do Jumeirah Hotels and Resorts no Dubai, onde um trio de hotéis icónicos ficará completo com a abertura do Jumeirah Marsa al Arab, bem próximo do Jumeirah Beach Hotel e do mundialmente conhecido Burj Al Arab.
“Recebemos um contacto direto da diretora de Recursos Humanos do grupo Jumeirah Hotels and Resorts a demonstrar interesse em receber os nossos estudantes em estágios, com perspetivas de continuidade. Já temos mais de 70 inscritos na sessão de esclarecimento e esta janela que se abre para os EAU é, naturalmente, um reconhecimento do trabalho realizado ao longo dos anos na ESHTE”, frisa, por seu turno, João Pronto, docente e Coordenador do Gabinete de Estágios da instituição.
“Este interesse demonstrado pelo Jumeirah Hotels and Resorts é fortemente motivador e confirma que a instituição está no bom caminho”, declara Carlos Brandão, presidente da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril.
Para esclarecer questões e apresentar as condições propostas para os estágios de seis meses, tendo em vista o segundo semestre de 2024, o Jumeirah Hotels and Resorts vai promover uma sessão de esclarecimento para os estudantes, a 4 de abril, via Teams.
Este interesse é “um sinal de reconhecimento em relação à qualidade do ensino em Portugal, neste caso na área do turismo”, destaca Carlos Brandão, presidente da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril que destaca o índice de empregabilidade da instituição, a rondar os 96%: “Há cada vez mais entidades a dar formação nestas áreas, mas não têm o empenho, o conhecimento e a qualidade formativa da ESHTE. Nós sentimos que os nossos estudantes saem daqui preparados para dar uma excelente resposta aos desafios mais exigentes. Por outro lado, esta abordagem, mais uma do exterior, deve servir igualmente como um aviso forte para o mercado nacional. Se querem bons estudantes terão de atrai-los com melhores condições, a vários níveis”, salienta Carlos Brandão.
O Dubai ameaça destronar a Grécia como destino preferencial dos estudantes da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril.
Em 2023, entre 734 estágios de finalistas das licenciaturas da ESHTE, 90 foram realizados além-fronteiras e 53 desses – mais de metade, portanto – tiveram como cenário os hotéis gregos, sobretudo as unidades de luxo dos grupos Sani/Ikos Hotels e Nana Hotels.