Helena Freitas licenciou-se em Economia, na Universidade do Porto, e está trabalhar na área da indústria farmacêutica há vários anos. É atualmente CEO da Sanofi Portugal, multinacional de origem francesa, cargo que assumiu em 2020, apenas quatro anos após a sua entrada na empresa. O convite surgiu enquanto responsável pala área das vacinas, em plena crise pandémica, pelo modo como geriu aquela fase crítica.
A Revista Forbes colocou esta responsável na quinta posição das Mulheres Mais Poderosas dos Negócios na categoria da Saúde, na lista de 2024, que está agora em banca.
Com uma pontuação de 55 pontos, Helena Freitas entrou no top 5 das portuguesas mais poderosas nos negócios da saúde, no ranking de 2024.
Iniciou a sua vida profissional como consultora na Ernst & Young, onde esteve cinco anos, seguindo-se um emprego na norte-americana Bristol Myers Squibb, onde ficou mais 12 anos, antes de entrar na Sanofi em 2016. A sua entrada nesta multinacional deu-se como diretora de Acesso ao Mercado e Public Affairs, tendo desenrolado a sua carreira dentro do grupo depois disso. Com experiência no setor, é reconhecida como tendo uma liderança empática e inclusiva, com uma mentalidade inovadora.
A avaliação da Forbes Portugal é feita com base em cinco critérios, pontuados de zero a 20, obtendo-se assim uma pontuação final para cada nome analisado: Fortuna, Poder de Decisão, Poder de Influência, Dimensão do Negócio e Empreendedorismo. Depois de pontuados, os nomes foram organizados pelas áreas de atividade em que mais se destacam, selecionando-se as cinco mulheres mais pontuadas de cada categoria.