Rita Piçarra deixou de trabalhar aos 44 anos, altura em que alcançou a independência financeira. Durante uma carreira de mais de duas décadas, desempenhou diversas funções de liderança em multinacionais, nomeadamente na Deloitte e na Microsoft. A que lhe deu mais visibilidade e prestígio foi a de diretora financeira (CFO) na Microsoft Portugal, função que desempenhava quando se despediu do mundo corporativo.
Rita Piçarra planeou, desde cedo, a carreira para não depender de ninguém e poder ser dona do seu tempo. Os vários objetivos que delineou para a carreira levaram-na a viver e a trabalhar em vários países, como Espanha, Brasil, França e Estados Unidos.
Fez um percurso que inspira inúmeras pessoas, chegou ao seu cargo de sonho – o de diretora Financeira da Microsoft Portugal –, passou por multinacionais, foi premiada e reconhecida internacionalmente (em 2016, Rita Piçarra foi reconhecida como a melhor gestora financeira da Microsoft América Latina), e, assume, foi muito feliz. Aos 44 anos “reformou-se”, e lança agora o primeiro livro, “A Vida não Pode Esperar”, publicado pela Contraponto.
Nesta obra, Rita Piçarra não só partilha os segredos e estratégias que adotou para alcançar a independência financeira e reformar-se antecipadamente, como também oferece conselhos práticos e indispensáveis para quem almeja prosperar profissional e pessoalmente.
Ao discutir temas atuais como a ambição profissional, o Movimento FIRE, a conciliação entre trabalho e vida pessoal, o autocuidado e as finanças pessoais, Rita Piçarra demonstra como “A Vida não Pode Esperar”, e como é possível atingir objetivos aparentemente inatingíveis.
Reformada aos 44 anos, a ex-diretora financeira da Microsoft Portugal, que começou na mesma casa de partida da maioria das pessoas, planeou a carreira de maneira a não depender de um trabalho “até ser velhinha”.
Num manual que revela os segredos para alcançar o sucesso e o bem-estar, a gestora partilha os passos a dar e as estratégias a implementar de modo a crescer na organização; negociar o salário; trabalhar as relações com as chefias; aumentar o networking; ultrapassar um burnout; apostar em investimentos diversificados; e lidar com empréstimos e dívidas.
Este livro pretende esclarecer, inspirar e guiar não só quem deseja alcançar a independência financeira como quem quer ser mais bem-sucedido profissional e pessoalmente.
Fora do escritório, Rita Piçarra é uma apaixonada pelo mar e por viagens. Hoje, dedica-se à família, aos amigos e aos passatempos que a apaixonam, como o surf e o skate. Com o objetivo de inspirar os outros, a gestora tem sido convidada para partilhar a sua experiência em várias palestras.
“A Vida não Pode Esperar”
Autor: Rita Piçarra
Editora: Contraponto
Género: Gestão e Organização
Formato: 15 x 23,5 cm
N.º de páginas: 184
PVP: 16,60€