Fruta da saudade

Quando João Gomes de Macedo deixou Portugal, em 1992, para abraçar o desafio empresarial em Angola, não seria claro que um dia a empresa que fundou com o irmão, José, se viesse a tornar na maior produtora agrícola daquele país. Tudo começou com a crise espoletada na área da hortifruticultura em Portugal, na sequência da…
ebenhack/AP
Angolanita é uma marca que conhecemos no comércio nacional e cujo nome denuncia a origem. O que nem todos sabem é que estas bananas são parte do império dos irmãos Macedo em Angola.
Destaque

Quando João Gomes de Macedo deixou Portugal, em 1992, para abraçar o desafio empresarial em Angola, não seria claro que um dia a empresa que fundou com o irmão, José, se viesse a tornar na maior produtora agrícola daquele país. Tudo começou com a crise espoletada na área da hortifruticultura em Portugal, na sequência da adesão do país à Comunidade Económica Europeia (CEE).

O empurrão final surgiria em 2005, quando constituíram a Novagrolider. “Com a entrada em pleno de Portugal na CEE, começou a haver concorrência de outros países na área de hortifruticultura, instalando-se uma crise, e achei que Angola podia ser um escape interessante”, relembra o empresário à FORBES, no pólo agro-industrial da empresa, em Bumba Longa, município da Quibala, província do Cuanza Sul. O arranque foi dado com perto de 2 milhões de euros que acumulara até então na actividade comercial.

A fazenda Bumba Longa não é apenas um dos investimentos do grupo. É actualmente o maior activo, com cerca de 8 mil hectares de terra.

A fazenda Bumba Longa não é apenas um dos investimentos do grupo. É actualmente o maior activo, com cerca de 8 mil hectares de terra. Um espaço gigante, quando comparado com a pequena herdade de 16 hectares em Bom Jesus (Luanda) com que a empresa arrancou, numa plantação de bananeiras, em 2006 – hoje são cerca de 300 hectares. E mesmo os 50 hectares adicionados em 2009 numa segunda fazenda, em Caxito (cerca de 60 quilómetros a nordeste de Luanda) são um quintal face ao terreno a perder de vista que a Novagrolider detém na Quibala.

É natural que já se tenha cruzado nos supermercados nacionais com fruta da marca Angolanita. É o “regresso a casa” dos irmãos Macedo. Os empresários viajaram para Angola, tornaram-se referência na produção daquele país, e colocam à disposição do mercado da saudade como as famosas bananas. Descubra o percurso de ambos e o futuro deste negócio na FORBES de Janeiro, nas bancas.

Mais Artigos