O grupo FNAC Darty, retalhista francês de eletrónica, chegou a acordo com a subsidiária da Ceconomy, a MediaMarktSaturn, para comprar a totalidade da operação em Portugal. No negócio estão incluídas as dez lojas físicas e o negócio online que a MediaMarkt detém no mercado português.
O valor da operação não foi divulgado, sendo que a concretização do negócio ainda está dependente de luz verde por parte da Autoridade da Concorrência. A FNAC Darty Portugal, subsidiária detida a 100% pelo grupo FNAC Darty, antecipa que possa concluir a transação e o rebranding das lojas ao longo do próximo verão. Os 450 colaboradores da MediaMarkt também serão integrados na estrutura da FNAC.
Até que o processo de venda esteja concluído, a marca do grupo alemão de eletrónica de consumo vai continuar a estar presente em Portugal.
Atualmente no mercado português está em funcionamento uma rede de 35 lojas FNAC, seis centros PC Clinic, uma loja Nature et Découvertes e o site Fnac.pt. Com este negócio a retalhista francesa “pretende reforçar a sua trajetória de crescimento”, ao mesmo tempo que aproveita a oportunidade para “acelerar o crescimento nos mercados onde já atua”. Além do crescimento, a FNAC – presente no mercado português há 25 anos –, refere que a operação irá permitir “diversificar e expandir para as categorias de grandes e pequenos eletrodomésticos, no intuito de fortalecer a sua oferta de serviços e melhorar a sua eficiência global”.
Para o CEO do grupo FNAC Darty, Enrique Martinez, a operação anunciada hoje “abrirá um novo capítulo de expansão bem-sucedida”. Enrique Martinez acrescenta que esta aquisição “permitirá à FNAC aumentar a sua dimensão em Portugal, um mercado dinâmico e relevante para o grupo, sendo esta uma oportunidade para alcançar uma forte posição de mercado, assim como replicar o modelo de eficiência e complementaridade já demonstrado pela fusão entre a FNAC e a Darty em França, em 2018”.
Por seu turno, o CEO da MediaMarktSaturn e Ceconomy, Karsten Wildberger, assume que “em Portugal, temos mantido a nossa posição ao longo dos anos num ambiente muito competitivo, graças ao forte desempenho da nossa equipa local. No entanto, o nosso negócio aqui ainda não atingiu dimensão suficiente para alcançarmos uma posição de liderança no mercado”. Por isso, acredita que, sendo a FNAC Darty “a número dois em Portugal, e juntamente com as nossas atividades, esta posição será significativamente reforçada. A nova constelação oferece fortes perspetivas a todos os empregados, clientes e parceiros”.
De acordo com o site da MediaMarkt as lojas em Portugal estão localizados em Alfragide, Aveiro, Benfica, Braga, Leiria, Matosinhos, Parque Nascente (Porto), Setúbal, Sintra e Vila Nova de Gaia. A empresa fechou o ano financeiro de 2021-2022 em Portugal com um volume de vendas de cerca de 140 milhões de euros.