Depois de uma primeira edição bem-sucedida, que inscreveu Portugal como ponto de paragem obrigatória do Banff Centre Mountain Film Festival World Tour, o Festival internacional de cinema de desporto ao ar livre regressa a Lisboa no dia 25 de setembro às 18h pelas mãos do Heden, hub criativo de coworking sediado em Lisboa.
Entre as novidades desta edição, destaque também para a nova localização: mantendo o Tejo como pano de Fundo, o Banff Centre Mountain Film Festival instala-se agora nos jardins do Heden, na Doca Jardim do Tabaco Terminal de Cruzeiros de Lisboa, em Santa Apolónia.
“Acolher, pela segunda vez, um evento com o prestígio do Banff Centre Mountain Film Festival é uma honra e uma responsabilidade que assumimos com o maior entusiasmo. Por isso, estamos empenhados em potenciar todas as condições para proporcionar a todos os participantes uma experiência única, em segurança, que traduza a essência deste grande evento internacional, ao mesmo tempo que lhe imprime um cunho português”, salienta Laszlo Varga, Founding Partner do Heden e responsável pelo Banff em Portugal.
Destaques do cartaz
Com bilhetes a 6,97€ e um cartaz que promete surpreender os amantes de desporto de aventura, adrenalina e curiosos de cinema, esta nova edição do Banff Centre Mountain Film Festival World Tour traz para Lisboa mais de uma dezena de filmes.
Na primeira parte, os espetadores irão assistir a uma sequência de cinco filmes: “Voice Above Water” (11 minutos), “Return to El Guayas” (32 minutos), “My Last Day Of Summer” (8 minutos), “Far Far Est” (7 minutos) e “Charge 2” (3 minutos).
Na segunda parte, haverá para ver seis filmes: “Where I belong” (9 minutos), “Slack Sisters” (4 minutos), “One Star Reviews” (um minuto), “Madman Trails of Bhutan” (4 minutos), “K2: Impossible Descent” (24 minutos) e “Free as Can Be” (31 minutos).
Entre esses títulos destacam-se “Charge 2” (3 minutos de duração), que narra a experiência de cinco dos melhores freeskiers do mundo e de um campeão mundial de pilotagem de drone numa semana de Cat Skiing em British Columbia (Canadá).
Outro título em exibição é “Return to El Guayas” (32 minutos de duração), que junta o galardoado realizador Ben Stookesberry ao Red Bull paddler Rafa Ortiz e ao kayaker Lane Jacobs na primeira descida de um dos mais desafiantes rios da Colômbia – o Rio Guayas.
Outro filme a projetar será “Free as Can Be” (31 minutos de duração), sobre o feliz encontro de um jovem escalador com uma velha lenda que o ajuda a alcançar o sonho de uma vida – escalar sem cordas a mítica montanha El Capitan, em Yosemite, Califórnia.
Como funciona a organização
O Banff Centre Mountain Film Festival foi criado em Banff, uma cidade no Banff National Park em Alberta, Canadá, e um dos melhores destinos de ski e de desporto de ar livre do mundo.
O Banff Centre Mountain Film and Book Festival é um festival anual, realizado durante o mês de novembro, desde 1976. Todos os anos, cineastas de todo o mundo submetem perto de 400 filmes a concurso. Ao longo do tempo o festival evoluiu para se tornar uma celebração mundial de histórias ligadas ao meio ambiente, ecologia e procura da aventura.
O que acontece é que após o festival, uma seleção dos melhores filmes percorre dezenas de cidades pelo mundo. A Banff Centre Mountain Film Festival World Tour percorre anualmente mais de 40 países, entre os quais Canadá, Estados Unidos, África do Sul, China, Líbano, Chile, Nova Zelândia ou Antártica, atingindo uma audiência superior a 550.000 pessoas em mais de 1.300 sessões. Em sessões de exibição “intimistas” apresentam uma seleção de filmes, tão eclética quanto entusiasmante, de exploração e aventura, cultura e ambiente, e desporto de ar livre.