No terceiro lugar do pódio da lista dos mais ricos da FORBES Portugal está a família Guimarães de Mello, a herdeira do legado do industrial José Manuel de Mello, falecido em 2009, e neto de Alfredo da Silva, fundador da CUF – Companhia União Fabril. Constituída por 12 filhos, os rostos mais conhecidos da família são os irmãos Vasco e Salvador de Mello, que assumiram, durante anos, a liderança das empresas.
Vasco de Mello foi, até 2021, líder do grupo José de Mello, passando nesta data a presidente do conselho de administração (chairman), cedendo a liderança executiva ao irmão, Salvador, atualmente com o cargo de CEO. É ainda presidente do Conselho de Administração da Brisa, apesar do grupo já ter alienado a maioria da sua participação, ficando apenas com 16% através do consórcio Rubicone, constituído essencialmente por investidores institucionais holandeses, sul coreanos e suíços, agora detentores de 100% do capital da empresa portuguesa. A Brisa foi, durante alguns anos, um dos ativos empresariais mais valiosos da família e o desinvestimento nesta área aconteceu porque o grupo queria apostar forte nas outras áreas de atividades.
Com uma fortuna avaliada em 2.652 milhões de euros, a Família Guimarães de Mello é detentora do Grupo José de Mello, da CUF, da Bondalti, da José de Mello Residências e ainda de imobiliário e herdades.
Um dos segmentos de negócio que mais cresce é a rede de saúde CUF, um dos maiores operadores de saúde privada no país, atualmente com 11 hospitais e 13 clínicas de norte a sul. Esta área teve origem em 1945, quando surgiu o primeiro hospital CUF, destinado a cuidar dos empregados daquela unidade industrial. Além da saúde privada o grupo aposta ainda na silver economy, ao criar a rede de residências José de Mello, tendo já duas unidades a operar com a marca Domus Vida, uma em Lisboa e outra no Estoril.
A aposta na indústria química, sendo esta a origem da fortuna familiar, é uma constante: a Bondalti é o novo nome dado à CUF, que está a entrar na área da energia, nomeadamente no hidrogénio verde e no lítio verde. Com os vários negócios que gere, além da posse de imobiliário e herdades, como a Monte da Ravasqueira, no Alentejo, com 3 mil hectares, e na qual se produz vinho, a família acumula um património conjunto de cerca de 2,6 mil milhões de euros.
Conheça aqui o top ten da lista da FORBES dos 50 mais ricos de Portugal.