A antiga líder dos chocolates Imperial, Manuela Tavares de Sousa, transitou para a concorrente espanhola Lacasa, depois de ter sido nomeada membro do conselho consultivo com a missão de fortalecer a operação em Portugal.
Em comunicado, a Lacasa, que detém marcas como Lacasitos e Conguitos, realça que “a entrada de Manuela Tavares de Sousa no grupo Lacasa reforça o compromisso da empresa com o mercado português, reconhecendo a importância estratégica de Portugal no panorama europeu de chocolates”. E salienta que “com mais de 30 anos de experiência na indústria alimentar, a executiva traz consigo um profundo conhecimento do mercado e uma visão estratégica que promete impulsionar o crescimento do grupo”. No mesmo comunicado a empresa realça que ao longo da carreira “Manuela Tavares de Sousa destacou-se em cargos de liderança, nomeadamente como CEO da Imperial Produtos Alimentares SA (detentora das marcas de chocolates Regina, Jubileu, Pintarolas e Pantagruel) onde, durante mais de duas décadas, liderou iniciativas de internacionalização e inovação, expandindo a presença da marca em mais de 50 mercados, distribuídos pelos cinco continentes”.
Sobre esta nomeação para membro do conselho executivo, Manuela Tavares de Sousa admite que “é com grande entusiasmo que assumo este novo desafio no grupo Lacasa. Acredito no potencial do mercado português e estou comprometida em contribuir para o seu crescimento, valorizando a identidade da marca e indo ao encontro dos exigentes consumidores nacionais”.
A gestora é licenciada em Engenharia Química na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), concluída em 1984, realizou ainda outra licenciatura em Ciências Farmacêuticas, em 1990, na Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto. Maria Manuela Tavares de Sousa figurou no ranking de 2023 das Mulheres Mais Poderosas nos Negócios da Forbes Portugal, na 49ª posição.
A empresa espanhola está presente em Portugal há 37 anos, sendo que hoje a equipa é liderada pela diretora comercial, Cristina Tomás, que citada no comunicado refere que “o grupo Lacasa tem já uma reputada presença no nosso país, onde opera há quase quatro décadas. Pretendemos reforçar a presença desta marca chocolateira centenária”.
Recentemente a Chocolates Lacasa Portugal entrou para a COTEC – Associação Empresarial para a Inovação, enquanto associada efetiva, o que a empresa espanhola considera como “mais uma demonstração do compromisso do grupo com as operações em solo nacional. Este marco consolida o seu empenho em contribuir ativamente para a inovação e competitividade do tecido empresarial nacional”.
O grupo Lacasa nasceu na cidade espanhola de Jaca, em 1852, quando Antonio Lacasa abriu as portas de um armazém que vendia tecidos, grão-de-bico e chocolate de produção própria. Hoje já com 173 anos a empresa familiar especializou-se na produção de chocolates, rebuçados e outros produtos de confeitaria. Em termos internacionais tem presença em 70 países, incluindo Portugal. O portfolio inclui marcas como Lacasitos, Conguitos, rebuçados Mentolin e as tabletes e trufas de chocolate Lacasa.