O Mundial de futebol feminino já terminou, mas ainda há quem esteja interessado em comprar as camisolas das jogadoras que disputaram o torneio ao longo do último mês. Se é uma das pessoas que gostava de guardar o equipamento de Mary Earps, eleita a melhor guarda-redes do Mundial 2023, temos más notícias: Não vai ser nada fácil. A Nike recusou durante todo o torneio vender a camisola das guarda-redes, ainda que venda o das restantes jogadoras. Agora admite disponibilizar uma quantidade limitada de camisolas.
Este foi um dos temas que marcou este Mundial, principalmente depois de Mary Earps e muitas outras jogadoras terem mostrado a sua insatisfação. A britânica, que ainda não parou de lutar contra esta decisão da marca, chegou a afirmar: “Não posso de forma alguma amenizar isto, por isso não vou tentar. É extremamente dececionante e muito doloroso”.
O facto de a jogadora ter vencido o prémio de melhor guarda-redes do torneio, de ter chegado à final com a equipa inglesa e ainda ter defendido um penálti nesse último jogo só deu ainda mais força a este debate. Além disso, uma petição foi criada em apoio a Earps e todas as outras guarda-redes. Neste momento, mais de 150 mil pessoas já assinaram.
Tudo isto tornou impossível para a marca ignorar o assunto. A Nike emitiu uma declaração no passado domingo, após a final, onde disse estar a trabalhar numa solução para futuros torneios. Earps publicou a declaração na sua conta do Instagram com a pergunta: “É esta a vossa versão de um pedido de desculpas/responsabilização/uma poderosa declaração de intenções?”
Como o final do Mundial não acabou com este tema, a marca viu-se obrigada a fazer mais do que um simples comunicado. De acordo com um segundo anuncio, serão enviadas quantidades limitadas de camisolas das guarda-redes de Inglaterra, EUA, França e Países Baixos para serem vendidas nos websites das Federações ao longo dos próximos dias.
Os adeptos – pelo menos alguns – poderão ter a camisola de Mary Earps, ainda que tenha sido necessária uma petição para isso. Recorde-se que a camisola de guarda-redes da equipa masculina de Inglaterra está disponível para compra.