Colocada na 43º posição na lista das Mulheres Mais Poderosas nos Negócios, Cristina Rodrigues é hoje CEO da Capgemini Portugal, tendo sido primeira mulher e única mulher a assumir este cargo dentro da organização na Europa. Liderar entre homens não é, nem nunca foi, um problema para a gestora, que assume ter aprendido a conquistar o seu espaço e a fazer-se ouvir.
Natural de Lisboa, Cristina Rodrigues, é membro do conselho de administração da Capgemini Portugal, filial da multinacional para a qual entrou há mais de duas décadas, aos 29 anos, e que, desde abril de 2022 inclui duas marcas: a Capgemini e a Capgemini Engineering, e que conta com cerca de 3.600 colaboradores no país.
Percurso desenhado na área financeira
Em 2020, a gestora distinguiu-se como a melhor líder de topo no setor privado, e ainda com o primeiro lugar no ranking Best Team Leaders 2020. Ao longo de duas décadas assumiu diversas responsabilidades dentro da companhia, tendo começado, em 2000, pela área de finanças. O seu percurso dentro da empresa passou sempre por esta área, e em 2009 assumiu o cargo de Chief Financial Officer (CFO) da organização, com inúmeras responsabilidades sob a sua alçada. O convite para CEO surgiu em julho de 2018.
Cristina Rodrigues é a única mulher entre os 11 CEO das Capgemini na Europa. O seu percurso na área das finanças conduziu-a à liderança da filial em Portugal.
Antes de entrar no universo da Capgemini, esteve, entre junho de 199, e setembro de 2000, também na área financeira. As funções que sempre desempenhou neste sector tiveram sempre um grande foco no controlo do negócio, permitindo-lhe desenvolver experiência no âmbito do delivery, da otimização, da estratégia e da tecnologia.
Licenciada em Gestão, pela Universidade Lusíada, o seu percurso académico passou muito pela aposta em fazer diversas formações e especializações nesta área, como Finanças e Management, na Universidade Católica, e no ISCTE, tendo ainda passado pela Kellog University, em Chicago.
A revista Forbes Portugal publicou o seu ranking na edição de Junho/Julho de 2023.