Cristina Rios de Amorim Baptista, 55 anos, filha do empresário António Ferreira de Amorim, irmão de Américo Amorim, falecido este ano, é acionista e CFO da Corticeira Amorim, tendo assumido recentemente a vice-presidência do conselho de administração do Banco BPI. A empresária e gestora está este ano na segunda posição da categoria de Indústria da lista das mulheres portuguesas Mais Poderosas dos Negócios, ranking elaborado pela revista Forbes Portugal.
Com um total de 73 pontos, a gestora e empresária Cristina Rios de Amorim está este ano na segunda posição da categoria de Indústria, do ranking das portuguesas Mais Poderosas nos Negócios, realizado pela Forbes Portugal.
Licenciada em Economia e Gestão na Faculdade de Economia do Porto, Cristina Rios Amorim ingressou no Politécnico de Birmingham, onde realizou um curso de Marketing e Finanças. Seguiu-se um MBA na Universidade de Birmingham e uma pós-graduação na Universidade Católica Portuguesa. Entrou no negócio da família em 1994, para o Departamento de Finanças, mantendo até a sua carreira nesta área de atividade.
A revista Forbes Portugal publicou o seu ranking das 55 Mulheres Mais Poderosas nos Negócios na edição de agosto/setembro. A avaliação da Forbes Portugal é feita com base em cinco critérios, pontuados de zero a 20, obtendo-se assim uma pontuação final para cada nome analisado: Fortuna, Poder de Decisão, Poder de Influência, Dimensão do Negócio e Empreendedorismo. Depois de pontuados, os nomes foram organizados pelas áreas de atividade em que mais se destacam, selecionando-se as cinco mulheres mais pontuadas de cada categoria.