O Barão do Hospital Alvarinho 2021 e Loureiro 2021, produzidos pela Falua na Quinta do Hospital, em Monção, chegaram ao mercado. As novas colheitas contam, mais uma vez, com a assinatura da enóloga Antonina Barbosa e mantêm-se féis ao carácter único e à identidade do terroir onde são criados.
“Continuidade e aperfeiçoamento são as palavras que melhor descrevem as colheitas 2021 dos vinhos Barão do Hospital. A continuidade no respeito e na preservação do carácter único e da identidade do terroir onde são produzidas. O aperfeiçoamento da personalidade, da estrutura e características distintivas do Barão do Hospital Alvarinho 2021 e do Loureiro 2021”, salienta a enóloga Antonina Barbosa.
O Barão do Hospital Alvarinho 2021 faz jus à casta nobre da sub-região de Monção & Melgaço. “Além de irreverente, este vinho é elegante, intenso, e caracteriza-se pela mineralidade granítica dos solos da Quinta do Hospital, harmonizando, assim, na perfeição com pratos de peixe e mariscos, carnes de aves e alguns queijos e enchidos”, refere a produtora.

“Com a marca Barão do Hospital queremos fazer crescer o negócio de vinhos em Portugal, alicerçado em prestígio e maior valorização”, salienta a Falua.
Já o Barão do Hospital Loureiro 2021 presenteia os apreciadores desta casta “com notas florais variadas que se fundem com aromas a citrinos em que predominam o limão e a lima, conferindo-lhe uma frescura marcante. Assim, é ideal para harmonizar com pratos de peixe, cozinha vegetariana, massas e saladas, mas pode ser simplesmente apreciado sem qualquer acompanhamento gastronómico”.

“O ano de 2022 foi um ano dedicado à afirmação, com sucesso, da marca Barão do Hospital na Região dos Vinhos Verdes. Acreditamos que as colheitas que agora apresentamos ao mercado sejam mais um passo na consolidação deste projeto”, refere Antonina Barbosa.
A Quinta do Hospital, da Falua, está localizada num vale do Minho, na freguesia de Ceivães, em Monção. Carregada de História, é uma propriedade murada e na qual se insere uma casa senhorial – o Solar do Hospital -, com fachada brasonada do século XVI.
O Barão do Hospital Alvarinho 2021 é produzido num lote de 24.000 garrafas, com um PVP recomendado de €14.99. O Barão do Hospital Loureiro 2021 terá uma edição de 43.000 garrafas, a um PVP recomendado de €8.49.
Detida pelo Grupo Roullier, a Falua conta com 25 anos de atividade no setor.
João Paulo Martins, crítico e jornalista na área de vinhos, premiou, no seu mais recente livro “Monção & Melgaço – Guia de Vinhos 2022”, o Barão do Hospital Alvarinho 2021 como o melhor alvarinho da colheita 2021.
Este crítico considera o Barão do Hospital Alvarinho 2021 um vinho de “grande elegância aromática, com citrinos muito delicados, (…) tudo num registo de grande classe.” Além disso, deixa um sabor na boca de uma “acidez quase crocante”. Refere ainda que é uma boa escolha como vinho novo e que tem potencial para vinho de cave. Atribuiu-lhe 18 valores.
A aquisição da Quinta do Hospital foi fundamental para a estratégia de expansão da Falua a outras Regiões Demarcadas em Portugal, destaca a empresa.
“A Quinta do Hospital cumpre a estratégia de expansão da Falua a outras Regiões Demarcadas, ao mesmo tempo que sublinha a escolha da sub-Região de Monção e Melgaço pela identidade e autenticidade que pretendemos para a operação de viticultura e produção de vinhos do Grupo. Estamos num território que se destaca pela produção de vinhos brancos de excelência e que reúne características distintivas dentro e fora da Região dos Vinhos Verdes, para além de termos o privilégio de preservar e promover a história deste local, que faz parte da História da nacionalidade portuguesa”, refere a Administração da Falua.