O BFF Banking Group anunciou a abertura de uma sucursal na Grécia e passou a fazer parte da lista dos principais bancos Italianos com maior número de filiais no estrangeiro. Contactados pela Forbes, o BFF Banking Group garantiu que a abertura da sucursal na Grécia representa para o Grupo mais um passo na execução do Plano Estratégico do Grupo 2023 e que se trata de um importante marco no processo de internacionalização que teve início em 2010 com a entrada no mercado espanhol.
“No seguimento da Plano Estratégico 2023 do Grupo daremos continuidade ao nosso processo de expansão internacional e consolidação das operações locais. Em maio deste ano anunciamos também a aquisição do DEPOBank (Banca Depositaria Italiana), irá converter o Grupo no principal operador independente em finanças especializadas no mercado italiano; impulsionará o negócio do DEPObank e fortalecerá a base de recursos de financiamento e capital disponíveis para apoiarmos os nossos clientes”, garantiu o Grupo à Forbes.
A sucursal recentemente aberta, contará com uma equipa local experiente, uma infraestrutura de ICT e processos operacionais adaptados dos processos já em vigor no Grupo, vai responder às necessidades dos seus clientes que não estão supridas, aproveitando para o efeito a sua forte experiência internacional em vários países sendo que a expansão da estrutura da sucursal acompanhará devidamente a evolução do negócio.
“Após três anos de atividade no mercado grego, e com mais de 100 milhões de créditos adquiridos neste mercado, refere Theodossiouo branch manager da Grécia.
O BFF Banking Group com esta expansão reforça o seu papel, que atualmente o posiciona como um dos principais prestadores de serviços financeiros para os fornecedores dos sistemas Nacionais de Saúde Administrações Públicas na Europa.
Para o Grupo, a pandemia COVID-19 teve um impacto significativo sobre os mercados, mas prevê na Grécia um crescimento considerável nos próximos anos. De acordo com os dados mais recentes de analistas, a atividade de factoring cresceu 3.54% entre 2014-2018 e 11.3% entre 2017 e 2018. Em 2018, o factoring representava 7.7% do PIB total do País.
“Se considerarmos que o nível de penetração deste serviço na Europa representa cerca de 10%-12% do PIB, poderemos afirmar que existe uma margem significativa para expansão”, considera o BFF Banking Group.
No comunicado, o Grupo explica que na Grécia, os volumes de factoring representam cerca de 8% do PIB, enquanto que noutros países Europeus a penetração deste tipo de serviços atinge os 10% – 12% do PIB. A difusão deste serviço entre os fornecedores da Administração Pública grega é ainda mais reduzida.
Recorde-se que o Grupo adquiriu mais de 5 biliões de euros de créditos sobre o setor público na Europa em 2019. O BFF Banking Group opera na Itália, Croácia, República Tcheca, França, Grécia, Polônia, Portugal, Eslováquia e Espanha. Também está presente na Alemanha, Holanda e Irlanda com depósitos a prazo on-line, servindo um total de 12 países em toda a Europa. A BFF está listada na Bolsa de Valores italiana. Em 2019, apresentou um Resultado Líquido Ajustado consolidado de 98,8 milhões de euros, com um rácio CET1 do Grupo de 11,5% no final de junho de 2020.
BFF Banking Group aposta na internacionalização
25 Setembro, 2020 07:26
Com a abertura de uma sucursal na Grécia, o BFF Banking Group dá mais um passo na execução do seu plano estratégico para 2023.
Leia a edição impressa
Receba a FORBES em sua casa, e desfrute de uma revista impressa em papel.