A Bentley Motors partilhou os detalhes do impacto de um investimento de três milhões de libras (cerca de 3,6 milhões de euros) para duplicar a sua capacidade de manufatura aditiva (MA, também chamada impressão 3D) na sede da empresa em Crewe, Inglaterra, onde todos os modelos Bentley são construídos.
A instalação de MA de última geração foi aplicada a uma vasta gama de utilizações, produzindo mais de 15.000 componentes só em 2021.
Esta expansão também permitirá à Bentley utilizar tecnologia avançada para criar componentes de veículos impressos em 3D e uma personalização ainda maior nos carros dos clientes.
Os sistemas MA transformam modelos 3D CAD em componentes físicos e são reconhecidos como uma das tecnologias de desenvolvimento mais rápidas do mundo.
A equipa de investigação e desenvolvimento da Bentley já identificou uma grande variedade de artigos para imprimir, incluindo ferramentas de trabalho para os colaboradores da fábrica, como blocos de lixa para a marcenaria da Bentley.
A MA foi utilizada para criar componentes físicos para vários protótipos da Bentley, incluindo modelos de motorização em grande escala e modelos aerodinâmicos de túneis de vento. As técnicas avançadas também têm sido usadas para produzir peças para os modelos Bentley que bateram recordes e que foram conduzidos no exigente Pikes Peak Challenge, na América.
Estes métodos mais recentes ajudam a acelerar o desenvolvimento do produto, permitindo à Bentley produzir uma profusão de peças sem necessidade de subcontratação. Faz parte da estratégia da empresa Beyond100, “visando a liderança em mobilidade sustentável, reinventando todos os pontos do negócio”, refere a empresa.
O equipamento MA de última geração instalado permite uma poupança de custos em 50% nas peças. Ao operar 24 horas por dia, a instalação é capaz de produzir milhares de componentes em mais de 25 materiais diferentes. Todos os colaboradores da Bentley estão a ser formados em MA para perceberem como podem beneficiar do uso desta tecnologia avançada no seu trabalho.
Peter Bosch, membro do Conselho de Manufatura da Bentley, refere que “a abordagem da Bentley à manufatura aditiva é líder na indústria e a instalação está, rapidamente, a tornar-se a base da nossa vontade de sermos uma “Fábrica de Sonho”. Um dos principais benefícios é ser comandado pela eficiência, reduzindo custos e a complexidade de uma infinidade de trabalhos”.
Peter Bosch prossegue: “Este último investimento também está a ter um grande impacto em todos os colaboradores da empresa, ajudando a criar ferramentas avançadas destinadas a impulsionar a melhoria contínua de todos os processos de fabrico. À medida que olhamos para o futuro, vemos um enorme potencial e como esta tecnologia avançada pode evoluir, oferecendo a capacidade de personalizar um maior número de peças para os nossos clientes e aprimorar mais ainda o programa de individualização oferecido em cada carro”.