A Bentley revelou a intenção de realizar um investimento de 2,5 mil milhões de libras esterlinas (2,9 mil milhões de euros) para concretizar a sua eletrificação prevista na estratégia “Beyond100”, cujo plano “Five-in-Five” aponta para o lançamento de um modelo elétrico todos os anos, a partir de 2025. Até 2030, a marca terá cinco veículos elétricos. A partir daí, o fabricante só lançará veículos 100% elétricos.
O investimento também irá ser usado para a transformação da fábrica de Crewe e “irá contribuir para assegurar o futuro da Bentley nestas instalações para a próxima geração de produtos e pessoas. Crewe tornar-se-á uma ‘Fábrica de Sonho’ (‘Dream Factory‘). Uma instalação de fabricação digital, com impacto ambiental nulo, flexível e de alto valor”, acentua o construtor.
Reduzir pegada de carbono
A empresa já tinha realizado iniciativas para a renovação do histórico local de Crewe, criando uma instalação certificada e neutra em carbono. Os novos investimentos e a aceleração da estratégia “Beyond100” servirão agora como base para reduzir a pegada de carbono em todos os produtos e operações não fabris, em linha com o compromisso da Bentley de ser neutra em carbono até 2030.
Entre as iniciativas mais recentes está a expansão da produção de energia local em Crewe, com o objetivo de aumentar o número de painéis solares de 30.000 para 40.000 nos próximos dois anos.
Além disso, a Bentley está a explorar a possibilidade do uso de biocombustível sustentável nos carros do seu portefólio, incluindo a sua coleção Heritage.
Rede de parceiros alinhados
De acordo com a empresa, os parceiros da Bentley também estão a ser incentivados a apoiar esta meta da marca em ser neutra em carbono até 2030, inclusive os fornecedores que devem atender aos padrões mínimos de sustentabilidade.
Segundo a empresa, depois de ter alcançado já em 2019 a produção neutra em carbono, a Bentley tem como objetivo reduzir também o consumo de água, resíduos em aterros e outros impactos ambientais para cada veículo construído em Crewe, a um nível mínimo absoluto até 2030.
Quanto à gama de modelos Bentley, a marca de luxo irá lançar o Flying Spur Hybrid em 2022 e cinco versões híbridas derivativas do atual Bentayga Hybrid. Espera-se que mais de 20% das vendas deste ano sejam provenientes da gama de veículos híbridos da Bentley.
“Ao acelerar simultaneamente a nossa estratégia Beyond100 e garantir a produção de veículos BEV em Crewe, juntamente com um investimento de 2,5 mil milhões de libras esterlinas, estamos a criar um marco importante nos 102 anos de história da Bentley. É uma luz cintilante para a família da Bentley, para os nossos fornecedores e parceiros, bem como para a indústria automóvel e para toda a indússtria do Reino Unido”, declara Adrian Hallmark, presidente e CEO da Bentley Motors.